Economia do Turismo
0
2024-2025
01011214
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
O desenvolvimento dos conteúdos é realizado com base numa abordagem teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, através de exposição de conteúdos acompanhada de exemplos ligados à atividade turística, e da realização de exercícios. Esta abordagem é complementada, numa perspetiva de aplicação, com um trabalho de grupo dirigido à recolha, tratamento e interpretação de séries estatísticas.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo geral: aplicação dos principais conceitos e ferramentas associadas à Economia que permitam a análise e interpretação da atividade turística como atividade económica e o desenvolvimento de capacidades de análise económica do turismo. Resultados da aprendizagem: explicar conceitos básicos de economia; identificar, selecionar e recolher séries de dados, e calcular e interpretar índices e taxas de variação;
Descrever em termos económicos as componentes do mercado do turismo;distinguir os impactos sobre o equilíbrio de mercado resultantes de variações nas determinantes da procura e da oferta; reconhecer as diferentes formas de intervenção do Estado na economia;explicar o significado das taxas de câmbio para a atividade turística e o contributo do turismo para a balança de pagamentos; identificar os principais impactos económicos da atividade turística.
Competências genéricas: capacidade de análise e de síntese; de comunicação oral e escrita; para aplicar conhecimentos na prática
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos económicos fundamentais
2. Informação económica: recolha, representação e análise (taxas de variação e números índice).
3. Procura, oferta e preço
3.1 A procura: conceito e determinantes. A lei da procura. A curva da procura. Classificação de bens.
3.2 A oferta: conceitos e determinantes. Fatores de produção fixos e variáveis. A curva da oferta. Tipologia de custos.
3.3 A formação do preço: mercados competitivos e mercados não competitivos.
3.4 O conceito de elasticidade. Elasticidades da procura e elasticidade da oferta.
3.5 O mercado turístico: procura e oferta.
4. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia.
4.1 As falhas de mercado
4.2. Intervenção do Estado e turismo.
5. O impacto económico do turismo.
5.1 O multiplicador da atividade turística
5.2 Balança de pagamentos e taxas de câmbio.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Tribe, J. (2020). The economics of recreation, leisure and tourism. Routledge 6th edition (última edição disponível | latest edition available)
Matias, Á. (2018). Economia do turismo: teoria e prática. Instituto Piaget. 2ª edição (última edição disponível | latest edition available)
Vanhove, N. (2017). The economics of tourism destinations: Theory and practice. Routledge. (3rd edition (última edição disponível | latest edition available)
OECD. (2020). OECD Tourism trends and policies. (última edição disponível | latest edition available).