Economia do Turismo

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011214
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

O desenvolvimento dos conteúdos é realizado com base numa abordagem teórico-empírica, construindo um quadro de referência de base, através de exposição de conteúdos acompanhada de exemplos ligados à atividade turística, e da realização de exercícios. Esta abordagem é complementada, numa perspetiva de aplicação, com um trabalho de grupo dirigido à recolha, tratamento e interpretação de séries estatísticas.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo geral: aplicação dos principais conceitos e ferramentas associadas à Economia que permitam a análise e interpretação da atividade turística como atividade económica e o desenvolvimento de capacidades de análise económica do turismo. Resultados da aprendizagem: explicar conceitos básicos de economia; identificar, selecionar e recolher séries de dados, e calcular e interpretar índices e taxas de variação; 

Descrever em termos económicos as componentes do mercado do turismo;distinguir os impactos sobre o equilíbrio de mercado resultantes de variações nas determinantes da procura e da oferta; reconhecer as diferentes formas de intervenção do Estado na economia;explicar o significado das taxas de câmbio para a atividade turística e o contributo do turismo para a balança de pagamentos; identificar os principais impactos económicos da atividade turística.

Competências genéricas: capacidade de análise e de síntese; de comunicação oral e escrita; para aplicar conhecimentos na prática

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos económicos fundamentais

2. Informação económica: recolha, representação e análise (taxas de variação e números índice).

3. Procura, oferta e preço

3.1 A procura: conceito e determinantes. A lei da procura. A curva da procura. Classificação de bens.

3.2 A oferta: conceitos e determinantes. Fatores de produção fixos e variáveis. A curva da oferta. Tipologia de custos.

3.3 A formação do preço: mercados competitivos e mercados não competitivos.

3.4 O conceito de elasticidade. Elasticidades da procura e elasticidade da oferta.

3.5 O mercado turístico: procura e oferta.

4. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia.

4.1 As falhas de mercado

4.2. Intervenção do Estado e turismo.

5. O impacto económico do turismo.

5.1 O multiplicador da atividade turística

5.2 Balança de pagamentos e taxas de câmbio.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Filipe Gens Moura Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Resolução de problemas: 15.0%
Mini Testes: 25.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Tribe, J. (2020). The economics of recreation, leisure and tourism. Routledge 6th edition (última edição disponível | latest edition available)

Matias, Á. (2018). Economia do turismo: teoria e prática. Instituto Piaget. 2ª edição (última edição disponível | latest edition available)

Vanhove, N. (2017). The economics of tourism destinations: Theory and practice. Routledge. (3rd  edition (última edição disponível | latest edition available)

OECD. (2020). OECD Tourism trends and policies. (última edição disponível | latest edition available).