Economia do Turismo

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01011214
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A exposição de conteúdos é acompanhada de exemplos ligados à atividade turística. A resolução de exercícios consolida os conhecimentos. A análise e a exposição de artigos científicos fomentam o contacto com questões de investigação recentes, e estimula as competências de comunicação dos estudantes.

A avaliação periódica inclui:

i) um teste intermédio avalia os conceitos fundamentais e a capacidade de resolução de exercícios práticos.

ii) um conjunto de tarefas individuais e de grupo em torno de um conjunto de artigos científicos a disponibilizar anualmente pela equipa docente.

Resultados de Aprendizagem

Objetivo geral: compreender o quadro conceptual da análise económica aplicando-o às atividades de turismo e lazer.

Resultados da aprendizagem:

- compreender e interpretar conceitos básicos de economia;

- aplicar conceitos económicos e calcular indicadores;

- identificar e descrever em termos económicos as componentes do mercado do turismo;

- analisar os impactos sobre o equilíbrio de mercado resultantes de variações nas determinantes da procura e da oferta;

- compreender os fundamentos da ação do Estado na economia;

- explicar o contributo do turismo para a balança de pagamentos e o significado das taxas de câmbio para a atividade turística;

- descrever e explicar os potenciais impactos económicos do turismo.

Competências genéricas:

- capacidade de análise e de síntese;

-capacidade de comunicação oral e escrita;

- capacidade de trabalho em grupo;

- capacidade para aplicar conhecimentos na prática.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Conceitos económicos fundamentais

2. Indicadores económicos: significado, medição e representação

3. Procura, oferta e preço

3.1 A procura: conceito e determinantes. A lei da procura. A curva da procura. Classificação de bens.

3.2 A oferta: conceitos e determinantes. Fatores de produção fixos e variáveis. A curva da oferta. Tipologia de custos.

3.3 A formação do preço: mercados competitivos e mercados não competitivos.

3.4 O conceito de elasticidade. Elasticidades da procura e elasticidade da oferta.

3.5 O mercado turístico: procura e oferta.

4. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia.

4.1 O Estado na atividade turística.

4.2 As falhas de mercado.

4.3 A tributação: níveis e estrutura de fiscalidade.

5. Ambiente externo e atividade turística.

5.1 Economia global: balança de pagamentos e taxas de câmbio.

5.2 Globalização: impacto económico no turismo.

5.3 O multiplicador da atividade turística: a conta satélite do turismo.

Docente(s) responsável(eis)

Luís Filipe Gens Moura Ramos

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Mini Testes: 15.0%
Trabalhos de grupo - inclui análise e apresentação do conteúdo de um artigo científico e apresentação de um trabalho empírico sobre temáticas a definir anualmente: 35.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

The Economics of Recreation, Leisure and Tourism; John Tribe, 2011, 4th edition (últimaediçãodisponível | last available edition).

Economia; Paul Samuelson, William Nordhaus, McGraw-Hill, 2012, 19ª edição (última edição disponível |lastavailableedition).