Economia do Turismo
0
2019-2020
01011214
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A exposição de conteúdos é acompanhada de exemplos ligados à atividade turística. A resolução de exercícios consolida os conhecimentos. A análise e a exposição de artigos científicos fomentam o contacto com questões de investigação recentes, e estimula as competências de comunicação dos estudantes.
A avaliação periódica inclui:
i) um teste intermédio avalia os conceitos fundamentais e a capacidade de resolução de exercícios práticos.
ii) um conjunto de tarefas individuais e de grupo em torno de um conjunto de artigos científicos a disponibilizar anualmente pela equipa docente.
Resultados de Aprendizagem
Objetivo geral: compreender o quadro conceptual da análise económica aplicando-o às atividades de turismo e lazer.
Resultados da aprendizagem:
- compreender e interpretar conceitos básicos de economia;
- aplicar conceitos económicos e calcular indicadores;
- identificar e descrever em termos económicos as componentes do mercado do turismo;
- analisar os impactos sobre o equilíbrio de mercado resultantes de variações nas determinantes da procura e da oferta;
- compreender os fundamentos da ação do Estado na economia;
- explicar o contributo do turismo para a balança de pagamentos e o significado das taxas de câmbio para a atividade turística;
- descrever e explicar os potenciais impactos económicos do turismo.
Competências genéricas:
- capacidade de análise e de síntese;
-capacidade de comunicação oral e escrita;
- capacidade de trabalho em grupo;
- capacidade para aplicar conhecimentos na prática.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Conceitos económicos fundamentais
2. Indicadores económicos: significado, medição e representação
3. Procura, oferta e preço
3.1 A procura: conceito e determinantes. A lei da procura. A curva da procura. Classificação de bens.
3.2 A oferta: conceitos e determinantes. Fatores de produção fixos e variáveis. A curva da oferta. Tipologia de custos.
3.3 A formação do preço: mercados competitivos e mercados não competitivos.
3.4 O conceito de elasticidade. Elasticidades da procura e elasticidade da oferta.
3.5 O mercado turístico: procura e oferta.
4. Fundamentos para a intervenção do Estado na economia.
4.1 O Estado na atividade turística.
4.2 As falhas de mercado.
4.3 A tributação: níveis e estrutura de fiscalidade.
5. Ambiente externo e atividade turística.
5.1 Economia global: balança de pagamentos e taxas de câmbio.
5.2 Globalização: impacto económico no turismo.
5.3 O multiplicador da atividade turística: a conta satélite do turismo.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Filipe Gens Moura Ramos
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Mini Testes: 15.0%
Trabalhos de grupo - inclui análise e apresentação do conteúdo de um artigo científico e apresentação de um trabalho empírico sobre temáticas a definir anualmente: 35.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
The Economics of Recreation, Leisure and Tourism; John Tribe, 2011, 4th edition (últimaediçãodisponível | last available edition).
Economia; Paul Samuelson, William Nordhaus, McGraw-Hill, 2012, 19ª edição (última edição disponível |lastavailableedition).