Marketing e Promoção Turística
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2018-2019
01011203
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funciona com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas permitem a transmissão de conhecimentos essenciais à unidade curricular, com base em métodos expositivos com recurso a ferramentas de marketing em suporte papel e em suporte digital. As aulas práticas visam aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitindo a análise de casos práticos e a realização de trabalhos. Os trabalhos conduzirão à recolha e tratamento de dados por forma a ser gerada informação crítica à elaboração de estratégias de marketing. Proceder-se-à à apresentação e defesa dos trabalhos práticos.
Resultados de Aprendizagem
Objetivos da unidade curricular:
A1. Dotar os/as alunos/as de conhecimentos gerais de marketing e com especial enfoque na promoção turística;
A2. Conhecer os processos de segmentação e consciencializar acerca da importância destas ferramentas no planeamento estratégico das organizações de turismo, lazer e património;
A3. Desenvolvimento das capacidades de análise e crítica construtiva em torno das decisões de marketing;
Competências a desenvolver:
B1. Desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos em contexto prático;
B2. Conceção de planos de marketing específicos para atividades em torno do turismo, lazer e património;
B3. Análise de serviços turísticos (nacionais e internacionais) com especial enfoque na análise S.W.O.T. extrapolando essa análise para estratégias de marketing e promoção turística;
B4. Articular uma correta aplicação do marketing-mix (Preço, Produto, Distribuição e Comunicação).
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao marketing e promoção turística
2. Características dos serviços
3. O ambiente de marketing
4. O papel do marketing no planeamento estratégico
5. Sistemas de informação e marketing
6. Comportamento do consumidor
7. O mercado “business-to-business”
8. Segmentação de Mercado, “targeting” e posicionamento
9. Desenvolvimento e gestão de produtos de turismo e lazer
10. Marketing interno
11. Preço: considerações e estratégias
12. Canais de distribuição
13. Promoção: política de promoção, comunicação e publicidade
14. Relações públicas e promoção de vendas
15. Vendas profissionais
16. Marketing direto e online: construção de relações com os clientes
17. Marketing de destinos
18. Plano de marketing para o próximo ano.
Docente(s) responsável(eis)
Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%
Bibliografia
Cooper (2012), Contemporary Tourism, 2 ed Edition, Goodfellow.
Diário Económico;
Jackson, N (2012), Promoting and Marketing Events: Theory and Practice, Routledge.
Jornal de Negócios;
Kotler, P.; Bowen, J; Makens, J. (2014), Marketing for Hospitality and Tourism (6th Edition), Prentice Hall.
Middleton et al. (2009), Marketing in Travel and Tourism, 4th Edition, Butterworth-Heinemann.
Pantelidis, I. (2014), The Routledge Handbook of Hospitality Management, 1st Edition, Routledge.
Revista Marketeer;
Tweedy e Alney (2012), Facebook Marketing Secrets, John Wiley & Sons.
Vida Económica.