Marketing e Promoção Turística

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011203
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A unidade curricular funciona com aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas permitem a transmissão de conhecimentos essenciais à unidade curricular, com base em métodos expositivos com recurso a ferramentas de marketing em suporte papel e em suporte digital. As aulas práticas visam aprofundar os conhecimentos adquiridos, permitindo a análise de casos práticos e a realização de trabalhos. Os trabalhos conduzirão à recolha e tratamento de dados por forma a ser gerada informação crítica à elaboração de estratégias de marketing. Proceder-se-à à apresentação e defesa dos trabalhos práticos.

Resultados de Aprendizagem

Objetivos da unidade curricular:

A1. Dotar os/as alunos/as de conhecimentos gerais de marketing e com especial enfoque na promoção turística;

A2. Conhecer os processos de segmentação e consciencializar acerca da importância destas ferramentas no planeamento estratégico das organizações de turismo, lazer e património;

A3. Desenvolvimento das capacidades de análise e crítica construtiva em torno das decisões de marketing;

Competências a desenvolver:

B1. Desenvolvimento da capacidade de aplicação dos conhecimentos teóricos em contexto prático;

B2. Conceção de planos de marketing específicos para atividades em torno do turismo, lazer e património;

B3. Análise de serviços turísticos (nacionais e internacionais) com especial enfoque na análise S.W.O.T. extrapolando essa análise para estratégias de marketing e promoção turística;

B4. Articular uma correta aplicação do marketing-mix (Preço, Produto, Distribuição e Comunicação).

Estágio(s)

Não

Programa

1.   Introdução ao marketing e promoção turística

2.   Características dos serviços

3.   O ambiente de marketing

4.   O papel do marketing no planeamento estratégico

5.   Sistemas de informação e marketing

6.   Comportamento do consumidor

7.   O mercado “business-to-business”

8.   Segmentação de Mercado, “targeting” e posicionamento

9.   Desenvolvimento e gestão de produtos de turismo e lazer

10. Marketing interno

11. Preço: considerações e estratégias

12. Canais de distribuição

13. Promoção: política de promoção, comunicação e publicidade

14. Relações públicas e promoção de vendas

15. Vendas profissionais

16. Marketing direto e online: construção de relações com os clientes

17. Marketing de destinos

18. Plano de marketing para o próximo ano.

Docente(s) responsável(eis)

Cláudia Patrícia de Almeida Seabra Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho laboratorial ou de campo: 40.0%
Exame: 60.0%

Bibliografia

Cooper (2012), Contemporary Tourism, 2 ed Edition, Goodfellow.

Diário Económico;

Jackson, N (2012), Promoting and Marketing Events: Theory and Practice, Routledge.

Jornal de Negócios;

Kotler, P.; Bowen, J; Makens, J. (2014), Marketing for Hospitality and Tourism (6th Edition), Prentice Hall.

Middleton et al. (2009), Marketing in Travel and Tourism, 4th Edition, Butterworth-Heinemann.

Pantelidis, I. (2014), The Routledge Handbook of Hospitality Management, 1st Edition, Routledge.

Revista Marketeer;

Tweedy e Alney (2012), Facebook Marketing Secrets, John Wiley & Sons.

Vida Económica.