Geografia do Turismo e do Lazer

Ano
0
Ano lectivo
2025-2026
Código
01011196
Área Científica
Geografia
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

n/a

Métodos de Ensino

A participação do discente será promovida perante a necessidade de conhecimento do valor social e económico do lazer. Esta metodologia, associada à exposição, permite a interpretação da influência do Turismo e Lazer e o modo como as sociedades, no tempo histórico, interpretaram os lazeres e o trabalho. Trabalho de campo e tarefas práticas serão suscitadas na abordagem da sustentabilidade, da mobilidade e da geografia do turismo e do lazer. A recolha, análise, tratamento de informação e a sua comunicação, são valorizadas com os planos estratégicos do turismo e impacto territorial.

Resultados de Aprendizagem

Identificar o valor social e económico do lazer na sociedade contemporânea;

Explicitar e desambiguar conceitos associados aos tempos sociais, às práticas de lazer e ao turismo;

Conhecer e discutir conceitos da organização socioeconómica como antecedentes de motivações e tomadas de decisão das pessoas em relação ao turismo e ao lazer;

Perceber o modo como o trabalho e o lazer foram definindo os comportamentos;

Explorar a influência dos territórios e da sua sustentabilidade no turismo e nos lazeres;

Compreender como turismo e lazer contribuem para o desenvolvimento local;

Identificar diferentes modelos de mobilidade turística e de desenvolvimento dos territórios turísticos;

Conhecer as dimensões nacionais das estratégias turísticas;

Desenvolver as capacidades de comunicação nas suas duas dimensões oral e escrita;

Discutir opiniões em contexto de grupo;

Valorizar tipologias de turismo e de lazer;

Recolher, analisar e interpretar dados e informações de fontes primárias e secundárias.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A importância de um novo paradigma socioeconómico: o lazer.

2. Turismo e o lazer no desenvolvimento territorial. Potencialidades e debilidades. Impacto na estrutura de despesas das famílias.

3. Natureza e fundamentos da geografia do lazer e do turismo. Princípios e evolução dos conceitos.

4. O lazer e a sociedade: a evolução socioeconómica e a valorização do tempo de lazer. Dualidades, livre arbítrio e controlo.

5. Consumo e lazer. Os lugares, os territórios e as práticas do lazer. Democratização e elitização. Normas e transgressões.

6. As interpretações sociais que estruturam a socioeconomia e a cultura.

7. Código de ética mundial para o turismo.

8. O lazer periurbano.

9. O lazer noturno.

Docente(s) responsável(eis)

Norberto Nuno Pinto dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Tarefas em contexto de aula: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Cunha, L & Abrantes, A (2013) Introdução ao turismo. LIDEL.

Dumazedier, J (1962) Vers une civilisation du loisir? Seuil.

Hall, M, & Page, S (2006) The geography of tourism & recreation. Routledge.

Lew, A, Hall, M, & Williams, A (2007) Compêndio de turismo. Piaget.

Luong, T & Maness, M (2023) Leisure activity variety seeking as an instrumental outcome of social capital. Travel Behaviour and Society, 31, 254-270.

Rojek, C (2009) Decentring leisure. Rethinking leisure theory. SAGE.

Ruan, W, Jiang, G, Yong-Quan Li, Y & Shu-Ning Zhang, S (2023) Night tourscape. Journal of Hospitality and Tourism Management, 55, 108-117.

Santos, N & Gama, A (2008). Lazer. Da libertação do tempo à conquista das práticas. IUC.

Santos, N & Silveira, L (2019) A society that has leisure more and more as a basic need. Cadernos de Geografia, 40, 23-35.

Silva, F & Umbelino, J (2017) Planeamento e desenvolvimento turístico. LIDEL.

Stebbins, R. (2007). Serious leisure. London, Transaction.