Geografia do Turismo e do Lazer
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2025-2026
01011196
Geografia
Português
Presencial
Semestral
6.0
Obrigatória
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
n/a
Métodos de Ensino
A participação do discente será promovida perante a necessidade de conhecimento do valor social e económico do lazer. Esta metodologia, associada à exposição, permite a interpretação da influência do Turismo e Lazer e o modo como as sociedades, no tempo histórico, interpretaram os lazeres e o trabalho. Trabalho de campo e tarefas práticas serão suscitadas na abordagem da sustentabilidade, da mobilidade e da geografia do turismo e do lazer. A recolha, análise, tratamento de informação e a sua comunicação, são valorizadas com os planos estratégicos do turismo e impacto territorial.
Resultados de Aprendizagem
Identificar o valor social e económico do lazer na sociedade contemporânea;
Explicitar e desambiguar conceitos associados aos tempos sociais, às práticas de lazer e ao turismo;
Conhecer e discutir conceitos da organização socioeconómica como antecedentes de motivações e tomadas de decisão das pessoas em relação ao turismo e ao lazer;
Perceber o modo como o trabalho e o lazer foram definindo os comportamentos;
Explorar a influência dos territórios e da sua sustentabilidade no turismo e nos lazeres;
Compreender como turismo e lazer contribuem para o desenvolvimento local;
Identificar diferentes modelos de mobilidade turística e de desenvolvimento dos territórios turísticos;
Conhecer as dimensões nacionais das estratégias turísticas;
Desenvolver as capacidades de comunicação nas suas duas dimensões oral e escrita;
Discutir opiniões em contexto de grupo;
Valorizar tipologias de turismo e de lazer;
Recolher, analisar e interpretar dados e informações de fontes primárias e secundárias.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A importância de um novo paradigma socioeconómico: o lazer.
2. Turismo e o lazer no desenvolvimento territorial. Potencialidades e debilidades. Impacto na estrutura de despesas das famílias.
3. Natureza e fundamentos da geografia do lazer e do turismo. Princípios e evolução dos conceitos.
4. O lazer e a sociedade: a evolução socioeconómica e a valorização do tempo de lazer. Dualidades, livre arbítrio e controlo.
5. Consumo e lazer. Os lugares, os territórios e as práticas do lazer. Democratização e elitização. Normas e transgressões.
6. As interpretações sociais que estruturam a socioeconomia e a cultura.
7. Código de ética mundial para o turismo.
8. O lazer periurbano.
9. O lazer noturno.
Docente(s) responsável(eis)
Norberto Nuno Pinto dos Santos
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Tarefas em contexto de aula: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
Cunha, L & Abrantes, A (2013) Introdução ao turismo. LIDEL.
Dumazedier, J (1962) Vers une civilisation du loisir? Seuil.
Hall, M, & Page, S (2006) The geography of tourism & recreation. Routledge.
Lew, A, Hall, M, & Williams, A (2007) Compêndio de turismo. Piaget.
Luong, T & Maness, M (2023) Leisure activity variety seeking as an instrumental outcome of social capital. Travel Behaviour and Society, 31, 254-270.
Rojek, C (2009) Decentring leisure. Rethinking leisure theory. SAGE.
Ruan, W, Jiang, G, Yong-Quan Li, Y & Shu-Ning Zhang, S (2023) Night tourscape. Journal of Hospitality and Tourism Management, 55, 108-117.
Santos, N & Gama, A (2008). Lazer. Da libertação do tempo à conquista das práticas. IUC.
Santos, N & Silveira, L (2019) A society that has leisure more and more as a basic need. Cadernos de Geografia, 40, 23-35.
Silva, F & Umbelino, J (2017) Planeamento e desenvolvimento turístico. LIDEL.
Stebbins, R. (2007). Serious leisure. London, Transaction.