Análise de Dados em Turismo
0
2015-2016
01011185
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Os métodos de ensino valorizam a apresentação de metodologias estatísticas usadas em ciências sociais, privilegiando a interpretação dos resultados obtidos com a utilização de programas informáticos de tratamento estatístico. A componente prática assume-se como o instrumento fundamental de lecionação e aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Os estudantes devem adquirir conhecimentos e competências que permitam:
- Selecionar técnicas de análise apropriadas aos objetivos da investigação em turismo;
- Identificar, selecionar e recolher corretamente dados qualitativos e quantitativos relevantes para a análise da atividade turística organizando-os em matrizes de dados;
- Calcular indicadores relevantes que resumam a atividade turística;
- Organizar numérica e graficamente os resultados da utilização de diferentes metodologias estatísticas;
- Interpretar corretamente resultados numéricos e gráficos;
- Utilizar programas de análise de dados (Excel).
Estágio(s)
NãoPrograma
Ensino teórico
1. Análise de dados em turismo.
2. Indicadores utilizados na análise do turismo.
3. Estrutura e dinâmica da atividade turística.
4. Teoria da amostragem.
5. Teoria da decisão.
6. Análise de correlação.
7. Análise de variância.
8. Análise de regressão.
Ensino prático
1. Introdução ao Excel.
2. Construção de bases de dados a partir de estatísticas e de inquéritos (codificação).
3. Exercícios de aplicação das técnicas estatísticas apresentadas utilizando o Excel.
4. Representação gráfica e cartográfica de resultados dos exercícios realizados.
5. Interpretação com elaboração de relatórios.
Docente(s) responsável(eis)
Rui Jorge Gama Fernandes
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Resolução de problemas: 25.0%
Trabalho de síntese: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
Abreu, D. (2006). Análise de Dados II. Programa. Lisboa: EPRU, CEG-UL.
Diamond, I. & Jefferies, J. (2000). Beginning Statistics. An Introduction for Social Scientists. Londres: Sage Publications.
Finn, M., Elliott-White, M. & Walton, M. (2000). Tourism & Leisure Research Methods: data collection, analysis and interpretation. Harlow: Pearson.
Gillham, B. (2005). Research Interviewing. The range of techniques. Berkshire: Open University Press.
Maroco, J. & Bispo, R. (2005). Estatística aplicada às ciências sociais e humanas. Lisboa: Climepsi Editores.
Matias, A. (2007). Economia do Turismo. Lisboa: Instituto Piaget.
Nazareth, J. M. (2004). Demografia – A Ciência da População. Lisboa: Editorial Presença.
VanderStoep, S. & Johnston, D. (2008). Research Methods for Everyday Life: Blending Qualitative and Quantitative Approaches. San Francisco: Jossey-Bass.
Veal, A. J. (2000). Research Methods for Leisure and Tourism - A Practical Guide. Harlow: Prentice Hall.