Geografia das Grandes Regiões Turísticas

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01011168
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas teóricas. Aulas práticas onde os alunos realizam trabalhos acompanhados.

Resultados de Aprendizagem

O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os/as alunos/as de conhecimentos e competências na área do Turismo e do Território, no sentido de desenvolverem um espírito crítico e analítico sobre a temática

Objetivos específicos e competências a desenvolver:

- Perceber o processo de desenvolvimento da atividade turística e a sua relação com os territórios.

- Perceber como o turismo constitui, hoje, uma área chave, a várias escalas e promove "regiões turísticas"

- Perceber quais às grandes fases da atividade turística corresponde, em regra, a consolidação de regiões turísticas.

- Conhecer a importância da atividade turística em Portugal e de que modo se inscreve no contexto do Mediterrâneo, da Europa e do Mundo.

Estágio(s)

Não

Programa

1- Breve nota sobre o fenómeno turístico

2- As grandes Regiões turísticas Mundiais.

3- Perceber os processos de construção destes territórios. No tempo e no espaço.

4- O que diferencia /complementariza as regiões turísticas. Identidade e posicionamento.

5- Que futuro no quadro do turismo mundial. Tendências

6- Análise de alguns casos.

Métodos de Avaliação

Avaliação Contínua
Trabalho de síntese: 50.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

- Cravidão, F. (2008), “Turismo e cultura: dos itinerários ao lugar dos lugares.” Em Lucinda Fonseca (org.), Desenvolvimento e Território: espaços rurais pós agrícolas e novos espaços de turismo e lazer. CEG. 262-278.

- Gunn, A. ( 2004) Vactions cape.Developemnt-Tourism Areas. Routledge.

- Gonzalez, L.N.e Gonzalez, M(2012) El Viage y el Turismo en Canarias. Evolution  Historica y Geografica.marchante, UN.LOZATO_GIOTART, J.P:( 1990) Mediterranée et Tourisme Masson. Paris.

- Netto, Panosso (2009) Segmentação do mercado turistico.Estudo.Produtos e perpectivas.

- Santos, M. (2006), Espiritualidade, Turismo e Território. Ed. Principia.

- Urry, J. (1996), O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Livros Nobel.

- Youell, R. (2002), Turismo: uma introdução. Contexto.

Ao longo das aulas serão dadas refencias bibliograficas de natureza mais especifica.