Geografia das Grandes Regiões Turísticas
0
2019-2020
01011168
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas. Aulas práticas onde os alunos realizam trabalhos acompanhados.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo geral desta unidade curricular é dotar os/as alunos/as de conhecimentos e competências na área do Turismo e do Território, no sentido de desenvolverem um espírito crítico e analítico sobre a temática
Objetivos específicos e competências a desenvolver:
- Perceber o processo de desenvolvimento da atividade turística e a sua relação com os territórios.
- Perceber como o turismo constitui, hoje, uma área chave, a várias escalas e promove "regiões turísticas"
- Perceber quais às grandes fases da atividade turística corresponde, em regra, a consolidação de regiões turísticas.
- Conhecer a importância da atividade turística em Portugal e de que modo se inscreve no contexto do Mediterrâneo, da Europa e do Mundo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1- Breve nota sobre o fenómeno turístico
2- As grandes Regiões turísticas Mundiais.
3- Perceber os processos de construção destes territórios. No tempo e no espaço.
4- O que diferencia /complementariza as regiões turísticas. Identidade e posicionamento.
5- Que futuro no quadro do turismo mundial. Tendências
6- Análise de alguns casos.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Eduardo Ávila da Silveira
Métodos de Avaliação
Avaliação Contínua
Frequência: 50.0%
Trabalho de síntese: 50.0%
Bibliografia
- Cravidão, F. (2008), “Turismo e cultura: dos itinerários ao lugar dos lugares.” Em Lucinda Fonseca (org.), Desenvolvimento e Território: espaços rurais pós agrícolas e novos espaços de turismo e lazer. CEG. 262-278.
- Gunn, A. ( 2004) Vactions cape.Developemnt-Tourism Areas. Routledge.
- Gonzalez, L.N.e Gonzalez, M(2012) El Viage y el Turismo en Canarias. Evolution Historica y Geografica.marchante, UN.LOZATO_GIOTART, J.P:( 1990) Mediterranée et Tourisme Masson. Paris.
- Netto, Panosso (2009) Segmentação do mercado turistico.Estudo.Produtos e perpectivas.
- Santos, M. (2006), Espiritualidade, Turismo e Território. Ed. Principia.
- Urry, J. (1996), O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. Livros Nobel.
- Youell, R. (2002), Turismo: uma introdução. Contexto.
Ao longo das aulas serão dadas refencias bibliograficas de natureza mais especifica.