Sistema Turístico e Competitividade

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01011143
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas basear-se-ão na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovido o método heurístico e uma participação ativa dos/das estudante. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo recursos multimédia e a realização de exercícios.As componentes do sistema motivarão um aprofundamento teórico e prático vertido num trabalho de investigação.As orientações tutoriais serão destinadas a apoiar os/as estudantes na concretização deste trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Dotar os/as estudantes de conhecimentos sólidos dos fundamentos do sistema turístico,uniformizando a formação de base necessária para disciplinas do curso
Reconhecer as múltiplas interpretações do turismo e,no contexto destas,a interpretação do turismo como sistema
Interpretar o sistema turístico como uma realidade multidimensional e complexa.
Compreender a importância das teorias:geral dos sistemas, complexidade, caos e dos rizomas para a compreensão do sistema turístico
Analisar diferentes concetualizações do sistema turístico, identificando as suas componentes principais e a especificidade das funções desempenhadas por cada uma
Reconhecer a importância da informação e da comunicação para o funcionamento do sistema turístico
Aferir a relevância da envolvente para o sistema.
Entender a importância que a qualidade, a sustentabilidade, a inovação e a competitividade assumem no sistema turístico
Reflectir sobre os desafios que a competitividade coloca à gestão do sistema turístico

Estágio(s)

Não

Programa

1.O turismo: diferentes interpretações

2. O turismo como sistema: teorização

3. O sistema turístico: perspetivas comparadas

4. As componentes do sistema turístico: especificidade de funções

      4.1. A oferta turística

      4.2. A procura turística

      4.3. A intermediação e a distribuição no sistema turístico

             4.3.1. Operadores turísticos e agências de viagens

             4.3.2. A desintermedição e a reintermediação no sistema turístico: a importância das novas 

                       tecnologias

5. As interações e o funcionamento do sistema: a relevância da informação e da comunicação

6. A envolvente do sistema: análise das suas condicionantes

7. As determinantes do sistema: qualidade, sustentabilidade, inovação e competitividade

8. A competitividade

        8.1. Determinantes e modelos 

        8.2. Estratégias de posicionamento e benchmarking

        8.3. Desafios à gestão do sistema turístico

Docente(s) responsável(eis)

Alexandra Maria de Almeida Matos Pereira

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de investigação: 20.0%
Realização de exercícios em contexto de aula: 20.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

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Cooper, C. (2020).Essentials of tourism.SAGE.

Crouch, G. I., & Ritchie, J. R. (2012).Competitiveness and tourism.Edward Elgar.

Cunha, L.,& Abrantes,A.(2019).Introdução ao Turismo.Lídel.

Hall, M., & Williams, A. M. (2020). Tourism and inovation. Routledge.

Lohmann, G. Netto, A. P. (2016). Tourism theory: Concepts, models and systems. Cabi.

Leiper, N. (2004).Tourism management. Arnold.

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Moreira, C. O.(2013).Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. UC.

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