Sistema Turístico e Competitividade

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011143
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas teórico-práticas basear-se-ao na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovido o método heurístico e uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a resolução de exercícios. As componentes do sistema motivarão um aprofundamento teórico e prático vertido num trabalho de investigação. As orientações tutoriais serão destinadas a apoiar os alunos na concretização deste trabalho.

Resultados de Aprendizagem

Conhecer as múltiplas interpretações do turismo e, no contexto destas, a interpretação do turismo como sistema.

Interpretar o sistema turístico como uma realidade multidimensional e complexa.

Compreender a importância da teoria geral dos sistemas, da teoria da complexidade, da teoria do caos e da teoria dos rizomas para a compreensão do sistema turístico.

Analisar diferentes concetualizações do sistema turístico identificando as suas componentes principais.

Compreender a especificidade das funções desempenhadas por cada uma das componentes do sistema turístico.

Reconhecer a importância da informação e da comunicação para o funcionamento do sistema turístico.

Aferir a relevância da envolvente para o sistema.

Entender a importância que a qualidade, a sustentabilidade, a inovação e a competitividade assumem no sistema turístico.

Reflectir sobre os desafios que a competitividade coloca à gestão do sistema turístico.

Estágio(s)

Não

Programa

1.O turismo: diferentes interpretações

2. O turismo como sistema: teorização

3. O sistema turístico: perspetivas comparadas

4. As componentes do sistema turístico: especificidade de funções

4.1. A oferta turística

4.2. A procura turística

4.3. A intermediação e a distribuição no sistema turístico

4.3.1. Operadores turísticos e agências de viagens

4.3.2. A desintermedição e a reintermediação no sistema turístico: a importância das novas tecnologias

4. As interações e o funcionamento do sistema: a relevância da informação e da comunicação

5. A envolvente do sistema: análise das suas condicionantes

6. As determinantes do sistema: qualidade, sustentabilidade, inovação e competitividade

7. A competitividade: desafios à gestão do sistema turístico.

Docente(s) responsável(eis)

Claudete Carla Oliveira Moreira

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho de investigação: 20.0%
Assiduidade, 10%, Realização de tarefas em contexto de aula: 20.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

Beni, M. C. (2001). Análise estrutural do turismo. SENAC.

Crouch, G. I., & Ritchie, J. R. (2012). Competitiveness and tourism. Cheltenham: Edward Elgar.

Haines, S. G., & MacLeod, V., & Schmidt, Terry (2006). Destination thinking: a business planning guide the systems thinking approach. Systems Thinking Press.

Jimenez Martinez, A. (2005). Una aproximación a la conceptualización del turismo desde la teoría general de sistemas.Cancún: Universidad del Caribe.

Leiper, N. (2004). Tourism management. London: Arnold

Mill, R., &Morrison, A. (2009). The tourism system. Iowa: Kendall Hunt.

Moreira, C. O. (2013). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. Coimbra: UC.

Raina, A. K., & Lodha, R. C. (2013). Fundamentals of tourism system. Kanishka Publishing House

Silva, J. A. (1991). O turismo em Portugal: uma análise de integração micro-económica. Tese de Doutoramento. Lisboa: UTL.