Sistema Turístico e Competitividade
0
2017-2018
01011143
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas teórico-práticas basear-se-ao na exposição e discussão dos conteúdos programáticos, servindo o método expositivo apenas de enquadramento. Paralelamente será promovido o método heurístico e uma participação ativa dos alunos. Estes serão motivados a aplicar as competências adquiridas através de actividades práticas, incluindo a resolução de exercícios. As componentes do sistema motivarão um aprofundamento teórico e prático vertido num trabalho de investigação. As orientações tutoriais serão destinadas a apoiar os alunos na concretização deste trabalho.
Resultados de Aprendizagem
Conhecer as múltiplas interpretações do turismo e, no contexto destas, a interpretação do turismo como sistema.
Interpretar o sistema turístico como uma realidade multidimensional e complexa.
Compreender a importância da teoria geral dos sistemas, da teoria da complexidade, da teoria do caos e da teoria dos rizomas para a compreensão do sistema turístico.
Analisar diferentes concetualizações do sistema turístico identificando as suas componentes principais.
Compreender a especificidade das funções desempenhadas por cada uma das componentes do sistema turístico.
Reconhecer a importância da informação e da comunicação para o funcionamento do sistema turístico.
Aferir a relevância da envolvente para o sistema.
Entender a importância que a qualidade, a sustentabilidade, a inovação e a competitividade assumem no sistema turístico.
Reflectir sobre os desafios que a competitividade coloca à gestão do sistema turístico.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.O turismo: diferentes interpretações
2. O turismo como sistema: teorização
3. O sistema turístico: perspetivas comparadas
4. As componentes do sistema turístico: especificidade de funções
4.1. A oferta turística
4.2. A procura turística
4.3. A intermediação e a distribuição no sistema turístico
4.3.1. Operadores turísticos e agências de viagens
4.3.2. A desintermedição e a reintermediação no sistema turístico: a importância das novas tecnologias
4. As interações e o funcionamento do sistema: a relevância da informação e da comunicação
5. A envolvente do sistema: análise das suas condicionantes
6. As determinantes do sistema: qualidade, sustentabilidade, inovação e competitividade
7. A competitividade: desafios à gestão do sistema turístico.
Docente(s) responsável(eis)
Claudete Carla Oliveira Moreira
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Assiduidade, 10%, Realização de tarefas em contexto de aula: 20.0%
Trabalho de investigação: 20.0%
Frequência: 60.0%
Bibliografia
Beni, M. C. (2001). Análise estrutural do turismo. SENAC.
Crouch, G. I., & Ritchie, J. R. (2012). Competitiveness and tourism. Cheltenham: Edward Elgar.
Haines, S. G., & MacLeod, V., & Schmidt, Terry (2006). Destination thinking: a business planning guide the systems thinking approach. Systems Thinking Press.
Jimenez Martinez, A. (2005). Una aproximación a la conceptualización del turismo desde la teoría general de sistemas.Cancún: Universidad del Caribe.
Leiper, N. (2004). Tourism management. London: Arnold
Mill, R., &Morrison, A. (2009). The tourism system. Iowa: Kendall Hunt.
Moreira, C. O. (2013). Turismo, território e desenvolvimento: competitividade e gestão estratégica de destinos. Tese de Doutoramento. Coimbra: UC.
Raina, A. K., & Lodha, R. C. (2013). Fundamentals of tourism system. Kanishka Publishing House
Silva, J. A. (1991). O turismo em Portugal: uma análise de integração micro-económica. Tese de Doutoramento. Lisboa: UTL.