História da Civilização Islâmica e al-Ândalus
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2024-2025
01011132
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas, com recurso a PowerPoint. Algumas aulas terão um carácter mais prático, com base na análise de textos (indicados na primeira aula), perspectivando-se debates temáticos.
Resultados de Aprendizagem
O programa, organizado por blocos temáticos, objetiva introduzir os alunos no conhecimento da civilização islâmica. Pela riqueza e diversidade desta civilização, pretende-se que adquiram noções básicas sobre a história da Península Arábica e seu enquadramento cultural e religioso, desde a época pré-islâmica até à unidade do Islão. Deseja-se que adquiram competências de análise crítica sobre os diferentes aspectos e fases da sua história sócio-política, dos inícios da expansão muçulmana até à fundação do Império Otomano.
Perspetiva-se, em particular, que estudem a história de Al-Andalus e suas relações com o Magreb e que fiquem a saber os aspectos mais relevantes da sociedade, dos saberes e da cultura islâmica peninsular.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução ao estudo da civilização islâmica
1.1. Conceitos, metodologias e fontes de conhecimento
1.2. Da Arábia pré-islâmica ao nascimento de Maomé
1.3. O Islão e o Alcorão: fundamentos, preceitos e orientações religiosas
2. Conquistas e Impérios
2.1. A expansão islâmica: dos primeiros califas ao império omíada
2.2. O império abássida e a formação de autonomias regionais
2.3. A viragem histórica: Seljúcidas, Mongóis e Otomanos
3. Al-Andalus e o Magreb Ocidental
3.1. Os Omíadas de al-Andalus: emires e califas
3.2. Al-Andalus e o Magreb: Edricianos e Fatimidas
3.3. Os reinos taifas de al-Andalus
3.4. Os impérios magrebinos: Almorávidas e Almóadas
3.5. Os Reinos Nazari (Granada) e Merinida (Marrocos)
4. Sociedade, economia e cultura em al-Andalus
4.1. População e organização social e administrativa
4.2. Exploração dos recursos e desenvolvimento económico
4.3. Ensino e ramos do saber: da ciência religiosa à ciência profana
4.4. A transmissão cultural e a tradição popular
Docente(s) responsável(eis)
Marco António Antunes Liberato
Métodos de Avaliação
Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 70.0%
Bibliografia
COOK, M. (ed.), 2010 - New Cambridge History of Islam, Cambridge.
CATARINO, H., 1993 – A ocupação islâmica. In MEDINA, J. (dir.), História de Portugal - dos tempos préhistóricos aos nossos dias, Amadora, pp. 47-92.
DUCELLIER, A. et al., 1994 – A Idade Média no Oriente. Bizâncio e o Islão dos Bárbaros aos Otomanos, Lisboa.
GUICHARD, P., 2002 – De la Expanción Árabe a la Reconquista: Esplendor y Fragilidad de Al-Andalus, Granada.
IMBER, C., 2004 – El Império Otomano ( 1330-1650), Barcelona.
MANZANO MORENO, E., 2006 – Conquistadores, Emires y Califas. Los Omeyas y la formación de al-Andalus, Barcelona.
SALVATIERRA, V. e CANTO, A., 2015 – Al-Ándalus: De la invasión al Califato de Córdoba, Madrid.
SAUNDERS, J. 2002 - A History of Medieval Islam, Londres e Nova Iorque.
VIGUERA MOLÍNS, M.ª Jesús (Coord.), 1997 – El retrocesso territorial de Al-Andalus. Almorávides e
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