Europa Proto-histórica

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01011110
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Dependerá sempre do número de alunos inscritos. Para além do método expositivo, apoiado em imagens, a valorização da leitura e discussão de textos nas aulas previamente preparados em casa, individualmente e em trabalho de grupo, oferecem-se como estratégias complementares aos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. Por outro lado, incentiva-se a auto-investigação com pesquisa bibliográfica e na Web.

Resultados de Aprendizagem

A cadeira debruça-se sobre os processos de formação e transformação das sociedades europeias na longa diacronia (II e I milénios a.C.), desde a emergência das primeiras elites internacionais à integração da Europa no mundo romano. Pretende-se que os alunos obtenham um conhecimento geral das comunidades europeias proto-históricas, confrontando materialidades que decorreram de práticas e comportamentos pautados por princípios distintos e mesmo contrários aos das comunidades históricas. Analisam-se as principais evidências da organização e do funcionamento das comunidades em termos económicos, sócio-políticos, funerários, cultuais, artísticos, etc., e as formas de aproximação /rejeição ao/do mundo romano. Competências em análise e síntese, em raciocínio crítico, em conhecimento de outras culturas e costumes, na compreensão das dinâmicas sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

I. O tempo e os espaços da Europa proto-histórica
1. A construção do tempo europeu: nomear, medir, dividir, unir
2. A ordem das coisas
3. Os grandes marcos geográficos
II. Ritmos de vida e de morte
1. Continuidade e mudança durante os II e I milénios a.C.
2. Chefaturas e elites internacionais
3. O Bronze Final, o poder do metal e o processo de "proto-globalização" europeia
4. Os principados de Hallstatt e o Mediterrâneo
5. O movimento celta e a formação de uma nova ordem social
6. Crenças, rituais e expressões artísticas de La Tène
7. Processos de formação urbana e o fenómeno dos oppida
8. Celtas e herança celta: da arqueologia às identidades modernas

Docente(s) responsável(eis)

André Tomás Pinto da Silva e Conceição Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Defesa oral do trabalho de síntese: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 60.0%

Bibliografia

AAVV (1999), L’Europe au Temps d’Ulysse. Paris, Seuil. [há trad. inglesa]

BRADLEY, R. (2017), A Geography of Offerings. Deposits of Valuables in the Landscapes of Ancient Europe. Oxford & Philadelphia, Oxbow.

CUNLIFFE, B. (1997), The Ancient Celts, Oxford/New York.

FOKKENS, H. & HARDING, A., eds. (2013), The Oxford Handbook of the European Bronze Age, Oxford University Press.

GUILAINE, J. & GARCIA, D., dir. (2018), La Protohistoire de la France, col. Histoire et Archéologie, Paris.

KERN, A. et al. (eds.) (2009), Kingdom of Salt. 7000 years of Hallstatt, Vienna, Natural History Museum.

KRISTIANSEN, K. (1998), Europe before History, Cambridge University Press [há trad. espanhola].

LEHOËRF, A. (2016), Préhistoires d'Europe. De Néandertal à Vercingétorix 40 000-52 avant notre ère, Éd. Belin, Paris.

MOORE, T. & ARMADA, X.-L. (eds.) (2011), Atlantic Europe in the First Millenium BC. Crossing the divide, Oxford Univ. Press.

WELLS, P. (2012), How Ancient European saw the World, Princeton Univ. Press.