Europa Proto-histórica

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01011110
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Dependerá sempre do número de alunos inscritos. Para além do método expositivo, apoiado em imagens, a valorização da leitura e discussão de textos nas aulas previamente preparados em casa, individualmente e em trabalho de grupo, oferecem-se como estratégias complementares aos objectivos de aprendizagem desta unidade curricular. Por outro lado, incentiva-se a auto-investigação com pesquisa bibliográfica e na Web.

Resultados de Aprendizagem

A cadeira debruça-se sobre os processos de formação e transformação das sociedades europeias na longa diacronia (II e I milénios a.C.), desde a emergência das primeiras elites internacionais à integração da Europa no mundo romano. Pretende-se que os alunos obtenham um conhecimento geral das comunidades europeias proto-históricas, confrontando  materialidades que decorreram de práticas e comportamentos pautados por princípios  distintos e mesmo contrários aos das comunidades históricas. Analisam-se as principais evidências da organização e do funcionamento das comunidades em termos económicos, sócio-políticos, funerários, cultuais, artísticos, etc., e as formas de aproximação /rejeição ao/do mundo romano. Competências em análise e síntese, em raciocínio crítico, em conhecimento de outras culturas e costumes, na compreensão das dinâmicas sociais.

Estágio(s)

Não

Programa

I. O tempo e os espaços da Europa proto-histórica

1. A construção do tempo europeu: nomear, medir, dividir, unir

2. A ordem das coisas

3. Os grandes marcos geográficos


II. Ritmos de vida e de morte

1. Continuidade e mudança durante os II e I milénios a.C.

2. Chefaturas e elites internacionais

3. O Bronze Final e as suas “revoluções”

4. Os principados de Hallstatt e o Mediterrâneo

5. O movimento celta e a formação de uma nova ordem social

6. Crenças, rituais e expressões artísticas de La Tène

7. Processos de formação urbana e o fenómeno dos oppida

8. Celtas e herança celta: da arqueologia às identidades modernas


III. Temas e problemas na Europa Proto-histórica

1. Animais, plantas, campos e divisão da terra

2. Produção e deposição do metal

3. Guerra e conflitos

4. Viagens e caminhos, por terra e mar

5. Homens, mulheres, género e identidades

Docente(s) responsável(eis)

Raquel Maria da Rosa Vilaça

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Trabalho de síntese: 30.0%
Outra: 30.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

AA. VV. (1999), L’Europe au Temps d’Ulysse. Paris, Difusion du Seuil.

AA.VV. (2008), E-Keltoi, Journal of Interdisciplinary Celtic Studies, 6.

Cunliffe, B. (1997), The Ancient Celts, Oxford/New York.

Fokkens, H. & Harding, A. (eds.) (2013), The Oxford Handbook of the European Bronze Age, Oxford University Press, Oxford.

Kern, A., Kowarik, K., Rausch, A., Reschreiter, H. (eds.) (2009), Kingdom of Salt. 7000 years of Hallstatt, Vienna, Natural History Museum.

Kristiansen, K. (1998), Europe before History, Cambridge University Press [há tradução espanhola].

Moore, T. & Armada, X.-L. (eds.) (2011), Atlantic Europe in the First Milleniem BC. Crosssing the divide, Oxford University Press.

Moscati, S. (coord.) (1991), The Celts, Milano, Bompiani.

Wells, P. (2012), How Ancient European saw the World, Princeton University Press.