Pré-História Geral

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01011089
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

A maior parte dos conteúdos serão transmitidos por intermédio de aulas expositivas, com recurso a apresentações keynote, nas quais as imagens terão um papel preponderante. Estas corresponderão aos fósseis humanos e achados arqueológicos mais representativos de cada um dos conteúdos a lecionar.
Procurar-se-á pontuar estas aulas com outras de debate, onde se discutirão tópicos mais discutidos, tais como o que distingue verdadeiramente o humano das outras espécies, as origens da produção de ferramentas, da arte ou da agricultura e da pastorícia.

Resultados de Aprendizagem

O aluno, no final da disciplina deve:
A: conhecer os principais elementos da história da evolução humana, designadamente quais os homininos mais importantes, as diferenças entre eles e o que se conhece ao nível do seu comportamento.
B: conhecer o posicionamento de cada um destes homininos na árvore filogenética dos humanos modernos.
C: perceber as principais problemáticas ligadas ao tema (a definição de humano e o seu posicionamento entre os restantes viventes; a origem do bipedismo; a importância da alimentação cárnica; a importância do uso de ferramentas; a origem do comportamento moderno).
D: conhecer as teorias sobre a adoção do modo de vida neolítico e a forma como tal ocorreu na região do Sudoeste asiático.
E: conhecer as vias da expansão neolítica pela Europa e norte de África.
F: compreender o fenómeno megalítico europeu.
G: ter uma perspetiva abrangente do que era a Europa no III milénio AC e na Idade do Bronze.

Estágio(s)

Não

Programa

1.1. A periodização da Pré-história e o quadro cronoclimático.
1.2. A cladística e o lugar do ser humano entre os restantes seres vivos.
2.1. Da explosão dos primatas no Miocénico médio aos primeiros australopitecinos.
2.2. Os australopitecinos: espécies conhecidas e sua distribuição.
2.3. Os habilinos; as primeiras ferramentas. A primeira saída de África
2.4. Os eretíneos. O complexo acheulense e nova saída de África. Os pré-neandertais euroasiáticos.
2.5. As comunidades de Neandertais e outras humanidades coevas. O Mousteriense
3.1. O Humano moderno: como defini-lo? A emergência dos humanos modernos e a sua progressiva distribuição pelo planeta.
3.2. O Paleolítico Superior europeu.
3.3. A emergência das imagens.
4.1. A diversidade do Mesolítico europeu.
5.1. As primeiras produtoras sociedades neolíticas. Porque abandonam os humanos a caça e a recoleção?
5.2. A Neolitização da Europa
5.3. O fenómeno megalítico
6.1. A Europa no III milénio AC
6.2. A Europa na Idade do Bronze.

Docente(s) responsável(eis)

André Tomás Pinto da Silva e Conceição Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

BICHO, N. F., Manual de Arqueologia Pré-histórica, Lisboa, Edições 70, 2006.
CUNHA, E., Como nos Tornámos Humanos. Estado da Arte, Coimbra, Imprensa da Universidade, 2010.
FOWLER, C; HARDING, J.; HOFMANN, D., The Oxford Handbook of Neolithic Europe, Oxford, Oxford University Press, 2019.
GRAEBER, D.; WENGROW, D, O Princípio de tudo, Lisboa, Bertrand, 2022.
GAMBLE, C., Las Sociedades Paleolíticas de Europa, Madrid, Editorial Ariel, 2001.
JUAN EIROA, J., Nociones de Prehistoria General, Barcelona, Editorial Ariel, 2000.
LANGDON, J. H., Human evolution: Bones, cultures and genes, Cham, Springer, 2022.
SCARRE, Chris (ed.), 2024, The human past: World Prehistory & the Development of Human Societies. Fifth edition, London: Thames & Hudson.