Informática Aplicada à Arqueologia

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01011078
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

O módulo terá por base aulas teóricas expositivas com recurso a meios audiovisuais dinâmicos, tendo ainda uma forte componente prática, através do manuseamento de softwares sob acompanhamento tutorial, com vista à realização de exercícios que lidam com problemas específicos da atividade arqueológica.
Tendo em conta a duração do módulo e a grande variedade de ferramentas informáticas existentes, optou-se por fazer uma seleção dos programas mais acessíveis e essenciais para a boa prática profissional.

Resultados de Aprendizagem

A cadeira visa introduzir os alunos nos conceitos básicos sobre a Arqueologia Computacional e no manuseamento de alguns programas informáticos indispensáveis à investigação arqueológica, entre os quais os programas de tratamento de imagem, de desenho assistido por computador, de fotogrametria e os Sistemas de Informação Geográfica.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A tecnologia informática ao serviço da arqueologia. As vantagens, as problemáticas e as limitações. A arqueologia antes da informática.
2. A criação de sistemas de gestão de bases de dados em arqueologia: definição e caracterização. Análise de exemplos. Construção de base de dados e prática informática de registo e gestão de dados.
3. A representação gráfica informatizada do registo arqueológico. Caracterização de ferramentas para tratamento e melhoramento gráfico. Prática de software de criação, tratamento e edição de imagem. A arqueologia, a topografia e a georreferenciação. Prática de software de desenho assistido por computador.
4. A tecnologia 3D e a fotogrametria: introdução ao conceito e prática iniciante de software.
5. Os sistemas de informação geográfica (SIG) aplicados à Arqueologia. Definição e conceitos elementares do funcionamento. A evolução histórica dos SIG e a generalização o seu uso na arqueologia. Noções de gestão de dados espaciais e de cartografia arqueológica.

Docente(s) responsável(eis)

Marcos Daniel Osório da Silva

Métodos de Avaliação

Avaliação
Participação nas aulas: 10.0%
Resolução de problemas: 40.0%
Mini Testes: 50.0%

Bibliografia

BARTON, M. (2013) - Stories of the Past or Science of the Future? Archaeology and Computational Social Science. In Computational Approaches to Archaeo Spaces. Bevan & MW Lake: Walnut
BERNARDES, P.; MAGALHÃES, F.; RIBEIRO, J.; MARTINS, M. (2014) - Image-based 3D Modelling in Archaeology: Application and Evaluation. Conference on Computer Graphics, Visualization and Computer Vision: 159-166.
BUZÓN, C.; PEREZ-ROMERO, A.; CASTRO, J. L.; BEN JERBANIA, I.; MANZANO-AGUGLIARO, F. (2021) - Photogrammetry as a new scientific tool in Archaeology: worldwide research trends. Sustainability. 13: 5319.
ROOSEVELT, C. H., COBB, P., MOSS, E., OLSON, B.; UNLUSOY, S. (2015) - Excavation is digitization: advances in archaeological practice. Jo of Field Archa. 40: 325-346
MARSH, Zoya (2020) - Digital Archaeology: Current Techniques and Applications. Willford Press.
MÍNGUEZ GARCÍA, M. del C.; CAPDEVILA MONTES, E. (2016) - Manual de Tecnologías de la Información Geográfica aplicadas a la Arqueología. Madrid.