Teoria da Arqueologia

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01011011
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Aulas presenciais, teórico-práticas, integrando iconografia específica, a análise crítica de textos, projeção de filmes documentais, realização de trabalhos, individuais e de grupo, etc.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos adquiram, entre outras, as seguintes competências: 1. Conhecer a história e evolução do conhecimento arqueológico. 2. Identificar as diferentes correntes teóricas que influenciaram a construção do conhecimento arqueológico. 3. Integrar os diferentes discursos sobre a história da humanidade no contexto social, político e económico de cada época. 4. Conhecer as perspetivas teóricas atuais da prática arqueológica. 5. Desenvolver a capacidade de análise crítica face aos diferentes discursos sobre o passado humano.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução.

1.1. História da Arqueologia.

1.1.1. Dos primórdios à Idade Média: dos mitos gregos ao criacionismo.

1.1.2. Idade Moderna: Renascimento e ILUMINISMO.

1.1.3. O séc. XIX: a Arqueologia como disciplina científica.

1.1.3.1. O sistema das "Três Idades".

1.1.3.2. O estudo do Paleolítico em França e em Inglaterra.

1.1.3.3. A demonstração da grande antiguidade do homem.

1.1.3.4. Evolucionismo cultural, a ideia de progresso e os nacionalismos europeus.

2. A Arqueologia histórico-culturalista.

3. A Nova Arqueologia e a Arqueologia processual.

4. A Crítica Pós-processual.

4.1. A Arqueologia do Conhecimento/ Processualismo cognitivo.

4.2. As Arqueologias pós-processuais e/ ou interpretativas: arqueologia contextual, do género, da etnicidade, etc.

5. Pensamento moderno e crítica pós-moderna.

5.1. A Arqueologia e o pensamento pós-moderno.

5.2. Arqueologia, Ciência, Ética e Política.

5.3. A diversidade epistemológica.

Docente(s) responsável(eis)

André Tomás Pinto da Silva e Conceição Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Apresentação oral e participação nas aula: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

ALARCÃO, Jorge (2000), A Escrita do Tempo e a sua Verdade, Coimbra, Quarteto Editora.

BINFORD, Lewis R. (1991), Em Busca do Passado, Lisboa, Publicações Europa-América.

BINTLIF, John; PEARCE, M. (eds.) (2011), The Death of Archaeological Theory?, London, Oxbow Books.

HODDER, Ian (2003) (ed.) Archaeology Beyond Dialogue, Salt Lake City, The University of Utah Press.

INGOLD, Tim (2002), Archaeological Theory Today, Cambridge, Blackwell Publishers.

RENFREW, Colin; BAHN, Paul (2008), Archaelogy: Theories, Methods and Practice, Londres, Thames and Hudson.

SHANKS, Michael (1992), Experiencing the Past. On the character of Archaeology, London, Routledge.

THOMAS, Julian (2004), Archaeology and Modernity, London, Routledge.

TILLEY, Christopher (ed.) (1993), Interpretative Archaeology, Oxford, Berg Publishers.

TRIGGER, Bruce G. (1989), A History of archaeological tought, Cambridge University Press. Trad. em castelhano: Historia del Pensamiento Arqueológico, Barcelona, 1992.