Teoria da Arqueologia
0
2015-2016
01011011
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Aulas presenciais, teórico-práticas, integrando iconografia específica, a análise crítica de textos, projeção de filmes documentais, realização de trabalhos, individuais e de grupo, etc.
Resultados de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos adquiram, entre outras, as seguintes competências: 1. Conhecer a história e evolução do conhecimento arqueológico. 2. Identificar as diferentes correntes teóricas que influenciaram a construção do conhecimento arqueológico. 3. Integrar os diferentes discursos sobre a história da humanidade no contexto social, político e económico de cada época. 4. Conhecer as perspetivas teóricas atuais da prática arqueológica. 5. Desenvolver a capacidade de análise crítica face aos diferentes discursos sobre o passado humano.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Introdução.
1.1. História da Arqueologia.
1.1.1. Dos primórdios à Idade Média: dos mitos gregos ao criacionismo.
1.1.2. Idade Moderna: Renascimento e ILUMINISMO.
1.1.3. O séc. XIX: a Arqueologia como disciplina científica.
1.1.3.1. O sistema das "Três Idades".
1.1.3.2. O estudo do Paleolítico em França e em Inglaterra.
1.1.3.3. A demonstração da grande antiguidade do homem.
1.1.3.4. Evolucionismo cultural, a ideia de progresso e os nacionalismos europeus.
2. A Arqueologia histórico-culturalista.
3. A Nova Arqueologia e a Arqueologia processual.
4. A Crítica Pós-processual.
4.1. A Arqueologia do Conhecimento/ Processualismo cognitivo.
4.2. As Arqueologias pós-processuais e/ ou interpretativas: arqueologia contextual, do género, da etnicidade, etc.
5. Pensamento moderno e crítica pós-moderna.
5.1. A Arqueologia e o pensamento pós-moderno.
5.2. Arqueologia, Ciência, Ética e Política.
5.3. A diversidade epistemológica.
Docente(s) responsável(eis)
Domingos de Jesus da Cruz
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Apresentação oral e participação nas aula: 10.0%
Relatório de seminário ou visita de estudo: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
ALARCÃO, Jorge (2000), A Escrita do Tempo e a sua Verdade, Coimbra, Quarteto Editora.
BINFORD, Lewis R. (1991), Em Busca do Passado, Lisboa, Publicações Europa-América.
BINTLIF, John; PEARCE, M. (eds.) (2011), The Death of Archaeological Theory?, London, Oxbow Books.
HODDER, Ian (2003) (ed.) Archaeology Beyond Dialogue, Salt Lake City, The University of Utah Press.
INGOLD, Tim (2002), Archaeological Theory Today, Cambridge, Blackwell Publishers.
RENFREW, Colin; BAHN, Paul (2008), Archaelogy: Theories, Methods and Practice, Londres, Thames and Hudson.
SHANKS, Michael (1992), Experiencing the Past. On the character of Archaeology, London, Routledge.
THOMAS, Julian (2004), Archaeology and Modernity, London, Routledge.
TILLEY, Christopher (ed.) (1993), Interpretative Archaeology, Oxford, Berg Publishers.
TRIGGER, Bruce G. (1989), A History of archaeological tought, Cambridge University Press. Trad. em castelhano: Historia del Pensamiento Arqueológico, Barcelona, 1992.