História Moderna de Portugal

Ano
0
Ano lectivo
2023-2024
Código
01010784
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicavel.

Métodos de Ensino

O ensino da disciplina assume duas dimensões:

1. Cabe ao professor: apresentar, numa dimensão macro, a bibliografia de referência para cada ponto do programa; clarificar as noções operatórias e os modelos teóricos;  enunciar os eixos estruturantes e a problematização dos conteúdos em análise. Esta exposição será feita utlizando como suporte diversos materiais – livros, documentos, cartografia, imagens.

2. Num ambiente de interação entre alunos e professor, e entre alunos, serão analisados problemas específicos da matéria com recurso a bibliografia e documentos.

Resultados de Aprendizagem

1. Compreensão crítica e capacidade de diferenciação dos discursos historiográficos sobre temáticas centrais da disciplina no campo da economia, da sociedade, da política e da cultura;

2. Capacidade de analisar e compreender a história nacional nas suas articulações externas (europeia e global/império) e internas (escalas local e regional);

3. Capacidade de selecionar e entrecruzar a informação relevante para a compreensão dos fenómenos históricos atendendo à diversidade de contextos espaciais e temporais e recorrendo a modelos explicativos densos;

4. Conhecer acontecimentos e figuras relevantes da História portuguesa e analisar a sua ação em contexto;

5. Conhecer as dinâmicas da sociedade, da política, do pensamento e da cultura portuguesas na Época Moderna.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A historiografia da Época Moderna Portuguesa: historiadores portugueses e estrangeiros; obras de referência;

2. Portugal no contexto da primeira globalização: articulações económicas, políticas e culturais com outros países europeus e com os espaços do Império;

3. População e dinâmicas demográficas;

4. Atividades económicas; dinâmicas de crescimento e de crise; teorias e políticas económicas;

5. Princípios estruturantes da sociedade e dinâmicas sociais;

6. As configurações políticas do poder: a Coroa, a Igreja, os senhorios, os poderes locais;

7. O processo de construção do Estado Moderno: conceções, teorias, práticas e protagonistas do exercício do poder; instrumentos de governação e domínio: a construção da burocracia régia – órgãos e agentes;

8. Receção e evolução do humanismo. A política cultural na era da Contra-Reforma e o triunfo do Barroco. Censura intelectual e círculos de leitura. Renovação cultural das Luzes.

Docente(s) responsável(eis)

José Pedro de Matos Paiva

Métodos de Avaliação

Avaliação final
Exame: 100.0%

Avaliação continua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

ARAÚJO, A. C. (2003). A cultura das Luzes em Portugal: temas e problemas. Lisboa: Livros Horizonte.

CURTO, D. R. (2007). Cultura escrita - séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS.

DIAS, J. S. S. (2006). Portugal e a cultura europeia (séculos XVI a XVIII). Porto: Campo das Letras.

HESPANHA, A. (coord.) (1993). "O Antigo Regime". In História de Portugal. Vol. IV. Lisboa: Círculo de Leitores.

LOPES, M. A. (2010). Protecção social em Portugal na Idade Moderna. Coimbra: Imprensa da Universidade.

MARCOCCI, G. & PAIVA, J. P. (2013). História da Inquisição Portuguesa, 1536-1821. Lisboa: Esfera dos Livros.

MAGALHÃES, J. R. (coord.) (1993). "No Alvorecer da Modernidade". In História de Portugal. Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores.

MENESES, A. F. (coord.) (2001). "Portugal da paz da Restauração ao ouro do Brasil" In Nova História de Portugal. Vol. VII. Lisboa: Editorial Presença.

NETO, M. S. (2010). O Universo da Comunidade rural. Coimbra: Palimage.