História Moderna de Portugal
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2021-2022
01010784
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicavel.
Métodos de Ensino
O ensino da disciplina assume duas dimensões:
1. Cabe ao professor: apresentar, numa dimensão macro, a bibliografia de referência para cada ponto do programa; clarificar as noções operatórias e os modelos teóricos; enunciar os eixos estruturantes e a problematização dos conteúdos em análise. Esta exposição será feita utlizando como suporte diversos materiais – livros, documentos, cartografia, imagens.
2. Num ambiente de interação entre alunos e professor, e entre alunos, serão analisados problemas específicos da matéria com recurso a bibliografia e documentos.
Resultados de Aprendizagem
1. Compreensão crítica e capacidade de diferenciação dos discursos historiográficos sobre temáticas centrais da disciplina no campo da economia, da sociedade, da política e da cultura;
2. Capacidade de analisar e compreender a história nacional nas suas articulações externas (europeia e global/império) e internas (escalas local e regional);
3. Capacidade de selecionar e entrecruzar a informação relevante para a compreensão dos fenómenos históricos atendendo à diversidade de contextos espaciais e temporais e recorrendo a modelos explicativos densos;
4. Conhecer acontecimentos e figuras relevantes da História portuguesa e analisar a sua ação em contexto;
5. Conhecer as dinâmicas da sociedade, da política, do pensamento e da cultura portuguesas na Época Moderna.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A historiografia da Época Moderna Portuguesa: historiadores portugueses e estrangeiros; obras de referência;
2. Portugal no contexto da primeira globalização: articulações económicas, políticas e culturais com outros países europeus e com os espaços do Império;
3. População e dinâmicas demográficas;
4. Atividades económicas; dinâmicas de crescimento e de crise; teorias e políticas económicas;
5. Princípios estruturantes da sociedade e dinâmicas sociais;
6. As configurações políticas do poder: a Coroa, a Igreja, os senhorios, os poderes locais;
7. O processo de construção do Estado Moderno: conceções, teorias, práticas e protagonistas do exercício do poder; instrumentos de governação e domínio: a construção da burocracia régia – órgãos e agentes;
8. Receção e evolução do humanismo. A política cultural na era da Contra-Reforma e o triunfo do Barroco. Censura intelectual e círculos de leitura. Renovação cultural das Luzes.
Docente(s) responsável(eis)
José Pedro de Matos Paiva
Métodos de Avaliação
Avaliação final
Exame: 100.0%
Avaliação continua
Resolução de problemas: 20.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 50.0%
Bibliografia
ARAÚJO, A. C. (2003). A cultura das Luzes em Portugal: temas e problemas. Lisboa: Livros Horizonte.
CURTO, D. R. (2007). Cultura escrita - séculos XV a XVIII. Lisboa: ICS.
DIAS, J. S. S. (2006). Portugal e a cultura europeia (séculos XVI a XVIII). Porto: Campo das Letras.
HESPANHA, A. (coord.) (1993). "O Antigo Regime". In História de Portugal. Vol. IV. Lisboa: Círculo de Leitores.
LOPES, M. A. (2010). Protecção social em Portugal na Idade Moderna. Coimbra: Imprensa da Universidade.
MARCOCCI, G. & PAIVA, J. P. (2013). História da Inquisição Portuguesa, 1536-1821. Lisboa: Esfera dos Livros.
MAGALHÃES, J. R. (coord.) (1993). "No Alvorecer da Modernidade". In História de Portugal. Vol. III. Lisboa: Círculo de Leitores.
MENESES, A. F. (coord.) (2001). "Portugal da paz da Restauração ao ouro do Brasil" In Nova História de Portugal. Vol. VII. Lisboa: Editorial Presença.
NETO, M. S. (2010). O Universo da Comunidade rural. Coimbra: Palimage.