História do Tempo Presente
0
2019-2020
01010716
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas serão de contextualização histórica e exposição das linhas teóricas da cadeira por parte do docente, embora desde o início se integre a observação documental e se promova o debate. Serão calendarizados temas a debater, atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada. Em cada aula será discutida uma questão específica, sustentada por evidência empírica e reflexão teórica. O debate alargado será sempre estimulado.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental preparar os/as alunos/as para a compreensão dos grandes problemas políticos, ideológicos e económicos dos tempos mais atuais. Pretende-se, assim, que os/as estudantes:
1. adquiram conhecimentos que lhes permitam ter um entendimento global da história mundial após a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da Guerra Fria/o início do século XXI;
2. sejam capazes de perspetivar o presente indo às raízes ideológicas anteriores que estiveram na base da formação dos pressupostos doutrinários da atualidade.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Dimensão epistemológica e instrumentos metodológicos da História do Tempo Presente: perspetivas e problemas.
2. Os fundamentos históricos do nosso presente. Do segundo pós-guerra e dos «longos anos sessenta» à Queda do Muro de Berlim.
3. Uma ordem internacional em convulsão. Pós-Guerra Fria, pós-comunismo e reformulação do conceito de Império. Os grandes conflitos atuais.
4. A globalização como projeto, como processo e como destino. A dialética universalismo-particularismo na construção da contemporaneidade.
5. As conquistas da ciência e a revolução tecnológica ao longo das últimas décadas. Da sociedade pós-industrial à sociedade digital.
6. Culturas, comunicação e identidade. A cultura de mercado e a comunicação de massas. A pós-modernidade. Produção cultural, pensamento político e representações do mundo.
7. Por uma arqueologia do presente: fundamentação histórica de alguns problemas atuais (nacionalismo, multiculturalismo, fundamentalismo religioso, combate pela memória).
Docente(s) responsável(eis)
Rui Manuel Bebiano do Nascimento
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Outra - participação regular e ativa nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
Aróstegui, J. e Saborido, J. (2005). El Tiempo Presente. Un mundo globalmente desordenado. Buenos Aires: Eudeba.
Bresciano, J.A. (2010). El Tiempo Presente como campo historiográfico. Ensaios teóricos y estúdios de casos. Montevideo: Cruz del Sur.
Fazio. (2010). La historia del tiempo presente: historiografia, problemas y métodos. Bogotá: Ediciones Uniandes.
Hobsbawm, E. (1996). A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991. Lisboa: Presença.
Judt, T. (2006). Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa: Edições 70.
Marques, A., Berutti, F. e Faria, R. (2003). História do Tempo Presente. São Paulo: Contexto.
Mudrovcic, M.I. (2005). Historia, narración y memoria. Buenos Aires: Akal.
Shore, M. (2013). The Taste of Ashes. The Afterlife of Totalitarianism in Eastern Europe. London: William Heinemann.
Traverso, E. (2011). L’Histoire come champ de bataille. Paris: La Découverte.
Virno, P. (1999). Le Souvenir du Présent. Paris: L’Éclat.