História do Tempo Presente

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010716
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas serão de contextualização histórica e exposição das linhas teóricas da cadeira por parte do docente, embora desde o início se integre a observação documental e se promova o debate. Serão calendarizados temas a debater, atribuídos aos/às alunos/as, que farão a sua apresentação na aula, após investigação orientada. Em cada aula será discutida uma questão específica, sustentada por evidência empírica e reflexão teórica. O debate alargado será sempre estimulado.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade curricular tem como objetivo fundamental preparar os/as alunos/as para a compreensão dos grandes problemas políticos, ideológicos e económicos dos tempos mais atuais. Pretende-se, assim, que os/as estudantes:

1. adquiram conhecimentos que lhes permitam ter um entendimento global da história mundial após a queda do Muro de Berlim (1989) e o fim da Guerra Fria/o início do século XXI;

2. sejam capazes de perspetivar o presente indo às raízes ideológicas anteriores que estiveram na base da formação dos pressupostos doutrinários da atualidade.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Dimensão epistemológica e instrumentos metodológicos da História do Tempo Presente: perspetivas e problemas.

2. Os fundamentos históricos do nosso presente. Do segundo pós-guerra e dos «longos anos sessenta» à Queda do Muro de Berlim.

3. Uma ordem internacional em convulsão. Pós-Guerra Fria, pós-comunismo e reformulação do conceito de Império. Os grandes conflitos atuais.

4. A globalização como projeto, como processo e como destino. A dialética universalismo-particularismo na construção da contemporaneidade.

5. As conquistas da ciência e a revolução tecnológica ao longo das últimas décadas. Da sociedade pós-industrial à sociedade digital.

6. Culturas, comunicação e identidade. A cultura de mercado e a comunicação de massas. A pós-modernidade. Produção cultural, pensamento político e representações do mundo.

7. Por uma arqueologia do presente: fundamentação histórica de alguns problemas atuais (nacionalismo, multiculturalismo, fundamentalismo religioso, combate pela memória).

Docente(s) responsável(eis)

Rui Manuel Bebiano do Nascimento

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Outra - participação regular e ativa nas aulas: 20.0%
Trabalho de investigação: 30.0%
Frequência: 50.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aróstegui, J. e Saborido, J. (2005). El Tiempo Presente. Un mundo globalmente desordenado. Buenos Aires: Eudeba.

Bresciano, J.A. (2010). El Tiempo Presente como campo historiográfico. Ensaios teóricos y estúdios de casos. Montevideo: Cruz del Sur.

Fazio. (2010). La historia del tiempo presente: historiografia, problemas y métodos. Bogotá: Ediciones Uniandes.

Hobsbawm, E. (1996). A Era dos Extremos. História Breve do Século XX, 1914-1991. Lisboa: Presença.

Judt, T. (2006). Pós-Guerra. História da Europa desde 1945. Lisboa: Edições 70.

Marques, A., Berutti, F. e Faria, R. (2003). História do Tempo Presente. São Paulo: Contexto.

Mudrovcic, M.I. (2005). Historia, narración y memoria. Buenos Aires: Akal.

Shore, M. (2013). The Taste of Ashes. The Afterlife of Totalitarianism in Eastern Europe. London: William Heinemann.

Traverso, E. (2011). L’Histoire come champ de bataille. Paris: La Découverte.

Virno, P. (1999). Le Souvenir du Présent. Paris: L’Éclat.