História da Época Contemporânea
0
2024-2025
01010705
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
A unidade curricular funcionará em regime teórico-prático. Nesse sentido, recorrer-se-á às estratégias didáticas mais adequadas e a metodologias de ensino ativas e inovadoras. Pretende-se incentivar a participação assídua, coerente e crítica dos estudantes, de modo a fazê-los intervir na construção das sessões de trabalho e na produção de uma boa parte do seu próprio saber. Para o efeito, deverão preparar e apresentar temas previamente combinados com o docente, elaborar relatórios, redigir pequenos trabalhos de investigação, organizar e participar em debates e colóquios escolares.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo central da unidade curricular consiste em fornecer aos estudantes informação histórica relativa ao período que vai dos finais do séculos XVIII até aos meados do século XX. A perspetiva adotada pretende ser abrangente e diversificada, percorrendo as diferentes áreas temáticas (política, militar, económica, social, cultural e mental), de modo a permitir uma análise integrada da evolução das sociedades contemporâneas. Também se procurará ultrapassar a tradicional visão eurocêntrica, conferindo maior atenção aos espaços situados fora do Velho Continente.
Competências a desenvolver pelos estudantes:
a) identificação das grandes questões da época contemporânea;
b) compreensão dos fundamentos do mundo atual;
c) reconhecimento das diferenças entre regimes políticos, sistemas culturais e civilizações;
d) perceção das dinâmicas e das inércias do processo histórico.
Estágio(s)
NãoPrograma
As revoluções liberais na Europa e na América.
A emergência dos nacionalismos.
As grandes transformações económicas.
Inovação científica e tecnológica.
Ideologias, utopias e opiniões.
Estruturas e mudanças sociais.
Movimentos sociais contemporâneos.
Colonialismo e imperialismo.
Religião e sociedade.
Correntes e práticas culturais.
Os grandes conflitos bélicos do século XX.
Génese e implantação dos regimes totalitários.
Os tempos da Guerra Fria.
O processo de descolonização.
Destinos do Terceiro Mundo.
Métodos de Avaliação
Avaliação continua
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 60.0%
Avaliação final
Exame: 100.0%
Bibliografia
BAIROCH, Paul, Victoires et déboires. Histoire économique et sociale du monde du XVI.e siècle à nos jours, Paris, 1997.
FERRO, Marc, História das colnizações - das conquistas às independências. Lisboa, 1996.
GILBERT, Martin, História do século XX, Lisboa, 2010.
HEFFER, Jean e SERMAN, William, O século XIX. 1815-1914, Lisboa, 1999.
HOBSBAWM, Eric, A era das revoluções. 1789-1848. Das revoluções aos imperialismos, Lisboa, 2001.
HOBSBAWM, Eric, A era dos extremos. História breve do século XX. 1914-1991, Lisboa, 2008.
JUDT, Tony e SNYDER, Timothy, Pensar o século XX, Lisboa, 2012.
MANN, Michael, Fascistas, Lisboa, Edições 70, 2011.
RÉMOND, René, Introdução à história do nosso tempo. Do Antigo Regime aos nossos dias, Lisboa, 2003.
RIOUX, Jean-Pierre e SIRINELLI, Jean-Pierre (Direcção de), Para uma história cultural, Lisboa, 1998.