História Contemporânea de Portugal

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01010674
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Apresentação e exposição dos conteúdos programáticos e a indicação da bibliografia geral e específica. A leitura de textos e a sua análise e interpretação de modo a estimular a participação activa e interveniente do aluno. O regime teórico-prático ajuda a clarificar conceitos e a explicar os eixos estruturantes das temáticas em análise.

Resultados de Aprendizagem

Pretende-se que os estudantes adquiram uma visão geral da história portuguesa nos séculos XIX-XXI, conhecendo acontecimentos, discursos, correntes, movimentos e figuras relevantes num quadro de imprescindível contextualização, de forma a que sejam capazes de interpretar a história contemporânea de Portugal em momentos temporais e quadros espaciais diversos, ajudando-os compreender fenómenos da realidade portuguesa contemporânea; os alunos devem ainda refletir criticamente sobre questões do pensamento contemporâneo português e analisar temas de caráter político, económico, social, cultural, científico e religioso.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Da Monarquia à República: quadro político, económico, social, cultural, científico e religioso.

2. A crise finissecular de Oitocentos - decadência e regeneração - o discurso dos socialistas, republicanos e anarquistas. Associativismo e movimento operário. Produção cultural e científica.

3. O triunfo da República - projectos, dinâmicas, protagonistas. Movimentos antirepublicanos. O movimento anticlericalista e laicização. Dinâmicas económicas, sociais, culturais, científicas.

4. O golpe militar de 28 de Maio de 1926 e a instauração da ditadura - o quadro político e as reacções.

5. O Estado Novo - configuração política do regime. Salazarismo e Marcelismo - coordenadas sociais, económicas, culturais, científicas. A política externa. Censura, repressão e os movimentos de oposição.

6. As origens da Revolução de Abril e o período de transição democrática. O processo de construção da democracia: práticas, protagonistas, política externa, expressões de cultura.

Docente(s) responsável(eis)

Irene Maria de Montezuma de Carvalho Mendes Vaquinhas

Métodos de Avaliação

Avaliação continua
Outra - participação nas aulas: 10.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 60.0%

Avaliação final
Exame: 100.0%

Bibliografia

Mattoso, J. (dir.) 2002-03: História de Portugal. Lisboa: Lexicultural.

Medina, J. (dir.) (1998). História de Portugal. Lisboa: C.I.L.

Pereira, A. L., Pita, J .R. (coord.) #(2006). Miguel Bombarda (1851-1910) e as singularidades de uma época. Coimbra, // IUC.

Rollo, M. F. (2013-14). Dicionário da I República e do Republicanismo. 3 vols. Lisboa: A. República.

Rosas, F., Brito, J. (coord.) #(1996). Dicionário de História do Estado Novo. 2 vols. Venda Nova: Bertrand.

Rosas, F. M., Rollo, M.F. (coord.) #(2011). História da Primeira República Portuguesa. Lisboa: Tinta da China.

Reis. A. (coord) (1990). Portugal Contemporâneo. Lisboa: Alfa.

Sánchez Cervelló, J. (1993). A Revolução Portuguesa e a sua Influência na Transição Espanhola. Lisboa: Assírio e Alvim.

Silva, A.F., Lains, P. (2005). História Económica de Portugal 1700-2000. Vols. II e III. Lisboa: ICS.

Vieira, B.D. (coord.) (2004). Grupos sociais e estratificação social em Portugal no séc. XIX. Lisboa: ISCTE