Técnicas de Redação
0
2025-2026
01010648
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da Língua Portuguesa (nível C1)
Métodos de Ensino
Tratando-se de uma disciplina teórico-prática, existirão aulas teóricas e aulas práticas. As primeiras serão lecionadas através da exposição de questões consideradas pertinentes e fundamentais para o estudo da tipologia textual do jornalismo e da comunicação, sendo sempre acompanhadas por exemplos práticos. As aulas práticas, que requerem a participação ativa dos estudantes, serão de dois tipos: realização de exercícios de escrita; apresentação e discussão de textos.
Resultados de Aprendizagem
Técnicas de Redação pretende abordar diferentes vias de acesso ao domínio do texto escrito, explorando regras de composição de tipos textuais diferenciados. Os principais objetivos desta disciplina são:
- Problematizar o conceito de texto e as principais regras da textualidade;
- Dominar os principais princípios da textualidade;
- Refletir sobre as implicações do hipertexto no domínio da produção textual;
- Produzir textos coesos e coerentes, independentemente do género ou tipo;
- Entender a importância da adaptação de um tipo textual a uma situação comunicativa concreta;
- Transmitir as principais regras de composição de diferentes tipos textuais;
- Praticar a escrita de tipos textuais inerentes à Comunicação e ao Jornalismo.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A ESCRITA DO TEXTO: CONTEXTOS, GÉNEROS E MEDIA
1.1. O texto e a comunicação
1.2. Critérios de textualidade
1.3. Escrita do texto e género textual
1.4. Escrita do texto e media
2. O TEXTO NARRATIVO E A REPRESENTAÇÃO
2.1. Jornalismo e narrativa(s)
2.2. Storytelling e comunicação
3. O TEXTO ARGUMENTATIVO E A OPINIÃO
3.1. Em contexto académico
3.2. Em contexto quotidiano
Docente(s) responsável(eis)
Sara Topete de Oliveira Pita
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 50.0%
Mini Testes: 50.0%
Bibliografia
Alexander, B. (2011). The New Digital Storytelling. Creating Narratives with New Media. Oxford: Praeger.
Bergström, M. & Reis, N. (2011). Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa. 50ªed. Alfragide: Casa das Letras.
Canavilhas, J. (2014). Webjornalismo: 7 características que marcam a diferença. Covilhã: LabCom.
Ciberdúvidas (s/d). http://ciberduvidas.iscte-iul.pt
Crucianelli, S. (2014). Ferramentas digitais para jornalistas 2.0. Knight Center for Journalism in the Americas. In: https://knightcenter.utexas.edu/pt-br/ebook/ferramentas-digitais-para-jornalistas-pt-br-0
Gradim, A. (2000). Manual de Jornalismo. Covilhã: UBI/LabCom.
Leite, S. A. (2017). Como escrever tudo em Português correto. Lisboa: Manuscrito Editora.
LUSA (2019). Livro de Estilo. Lisboa: Agência Lusa.
PÚBLICO (2005). Livro de Estilo. Lisboa: Público.
Ricardo, D. (2010). Ainda bem que me pergunta. 2.ª ed. Alfragide: Casa das Letras.
Silva, P. (2012). Tipologias Textuais. Coimbra: Almedina.