Técnicas de Redação

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010648
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da Língua Portuguesa (nível C1).

Métodos de Ensino

A metodologia seguida nas aulas de Técnicas de Redação obedece ao teor teórico-prático da unidade curricular. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos são expostos pela docente, com o recurso a datashow, para que o discurso seja acompanhado de um modo mais eficaz e claro. Nas aulas dos módulos programáticos mais práticos, na segunda metade do semestre, as aulas funcionam em regime de oficina, em que os estudantes são confrontados com exemplos diversificados e executam exercícios vários.

Resultados de Aprendizagem

Dando continuidade pedagógica à disciplina de Língua Portuguesa, que o estudante pode realizar no primeiro semestre, esta unidade curricular incide sobretudo na dimensão textual da língua. Assim, Técnicas de Redação pretende abordar diferentes vias de acesso ao domínio do texto escrito, explorando regras de composição de tipos textuais diferenciados. Os principais objetivos desta disciplina são os seguintes:
•Problematizar o conceito de texto e as principais regras da textualidade;
•Dominar os principais princípios da textualidade;
•Refletir sobre as implicações do hipertexto no domínio da produção textual;
•Produzir textos coesos e coerentes, independentemente do género ou tipo;
•Entender a importância da adaptação de um tipo textual a uma situação comunicativa concreta;
•Transmitir as principais regras de composição de diferentes tipos textuais;
•Praticar a escrita de tipos textuais inerentes à Comunicação e ao Jornalismo.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A textualidade: princípios constitutivos de um TEXTO:

1.1. Os principais critérios da textualidade;

1.2. O texto como objeto de comunicação: da produção à leitura;

1.3. Coerência e coesão: mecanismos linguísticos;

2. Conceitos derivados do TEXTO:

2.1. O paratexto e o seu valor perlocutório:

2.1.1. A importância dos títulos na construção da textualidade jornalística;

2.2. A intertextualidade:

2.2.1. A importância das citações no texto de imprensa;

2.3. O Hipertexto: redefinição do conceito de textualidade.

2.3.1. A estrutura narrativa da notícia hipertextual.

3. Etapas do processo de redação de um trabalho académico

4. Géneros de imprensa:

4.1. O comunicado de imprensa;

4.2. A notícia como narrativa;

4.3. O artigo de opinião e a dimensão argumentativa;

4.4. A crónica;

4.5. O Perfil.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos de Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Outra: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

Cornelson, J. M. (2012). Escrever com normas. Coimbra: IUC.

Graddol, D. (1994). “What is a text?”. In: Media Texts: authors and readers. Cleveland: Open University, pp. 40-50.

Latuff, M. (s/d). “Texto”. In: C. Ceia (s/d). Edicionário de termos literários.

Mesquita, M. (1984). «A crónica como forma de expressão jornalística».In: Deve & Haver, Lisboa, Distri, pp. 202-218.

Montant, Henri, (2002). A Entrevista e o Perfil. Mem-Martins: Editorial Inquérito.

Rebelo, J., (2000) O Discurso do Jornal, Lisboa, Editorial Notícias, pp.82-91.

Reis, C. e A. Cristina M. Lopes, (2007). Dicionário de Narratologia, 7ªed., Coimbra, Almedina.

Santamaría Suárez, L. e Mª Jesus Casals Carro, (2000), La Opinión periodística – Argumentos y géneros para la persuasión, Madrid, editorial Fragua.

Silva, P. (2012). Tipologias Textuais. Coimbra: Almedina.

Van Dijk, T., (1997). La Ciencia del Texto, 5ªed. Barcelona: Paidós.