Socioeconomia dos Média

Ano
0
Ano lectivo
2020-2021
Código
01010637
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão sempre ponderadas em função do número de alunos e dos regulamentos de avaliação da Faculdade de Letras. As metodologias de ensino compreenderão aulas expositivas e a apresentação de temáticas sobre a economia dos media, incentivando a discussão crítica dos alunos e a mobilização dos conhecimentos entretanto adquiridos. Simultaneamente, será privilegiada a realização pelos alunos de trabalhos individuais e/ou de grupo sobre empresas de comunicação social e a apresentação de propostas de projetos de media economicamente sustentáveis.

Resultados de Aprendizagem

- Perceber os fundamentos ideológicos dos regimes de funcionamento dos mercados.

- Entender as especificidades de funcionamento do mercado dos media.

- Identificar e caraterizar os principais modelos de financiamento dos media.

- Compreender os impactos do novo ecossistema dos media nos modelos de organização e de negócio dos media.

- Interpretar criticamente os desafios e oportunidades decorrentes das alterações tecnológicas.

- Estudar os principais grupos de media mundiais, europeus e portugueses.

- Saber ler os indicadores económicos de base de um grupo de media.

- Desenvolver uma leitura crítica sobre o papel dos media no espaço público e no quadro do livre mercado das ideias.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Questões concetuais: mercado, valor e valor da informação e da comunicação.

2. Elementos de base para uma análise da indústria dos media.

3. A emergência de novos contextos comunicacionais (desafios e oportunidades).

4. Modelos de financiamento dos media.

5. Os grandes grupos de media globais.

6. Os grupos de media em Portugal.

7. Questões críticas do mercado das ideias e dos media.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos de Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 20.0%
Projecto: 30.0%
Frequência: 50.0%

Bibliografia

Adorno, T. (2003). Sobre a Indústria Cultural. Angelus.

Albarran, A. et al. (eds.) (2018). Handbook of Media Management and Economics. Routledge.

Albarran, A. (2017). The Media Economy. Routledge.

Bastos, H. & Zamith, F. (2012). Ciberjornalismo - Modelos de negócio e redes sociais. Ed. Afrontamento.

Cardoso, G. et al. (2016). Modelos de Negócio e Comunicação Social. Almedina.

Doyle, G.  (2013). Understanding Media Economics. SAGE.

Faustino, O. & Cádima, F. R. (2013). Políticas Públicas, Estado e Média. Media XXI.

Martins, L. O. (2015). Concentração dos Media e Pluralismo: A imprensa portuguesa no contexto da União Europeia. LabCom.

Mosco, V. (2009). The Political Economy of Communication. SAGE.

Picard, R. G. (2011). The Economics and Financing of Media Companies. Fordham Univ Press.

Toussaint, N. D. (2011). Économie des Média. Puf.

Wasko, J., Murdock, G. & Sousa, H. (Eds.). (2011). The Handbook of Political Economy of Communications. John Wiley & Sons.