Socioeconomia dos Média
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2019-2020
01010637
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino serão sempre ponderadas em função do número de alunos e os regulamentos de avaliação da Faculdade de Letras. As metodologias de ensino privilegiarão as aulas expositivas, a realização e apresentação pelos alunos de trabalhos de grupo sobre empresas de comunicação social, bem com a sua discussão e crítica em sala de aula. Finalmente, a apresentação de temáticas sobre a economia dos media, incentivando a discussão crítica dos alunos e a mobilização dos conhecimentos, entretanto adquiridos.
Resultados de Aprendizagem
- Perceber os fundamentos ideológicos dos regimes de funcionamento dos mercados.
- Entender as especificidades de funcionamento do mercado dos media.
- Compreender as alterações provocadas pelas novas tecnologias.
- Estudar os principais grupos de media mundiais, europeus e portugueses.
- Saber ler os indicadores económicos de base de um grupo de media.
- Desenvolver uma leitura crítica sobre o papel dos media no espaço público e no quadro do livre mercado das ideias.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Questões conceptuais: mercado, valor e valor da informação e da comunicação.
2. As indústrias da cultura: da Escola de Francoforte à definição da UNESCO.
3. Elementos de base para uma análise da indústria dos media.
4. Internet e revolução digital.
5. Os grandes grupos de media globais
6. Os grupos de media em Portugal.
7. Questões críticas do mercado das ideias e dos media.
Docente(s) responsável(eis)
João Manuel Santos de Miranda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Mini Testes: 30.0%
Trabalho de síntese: 30.0%
Frequência: 40.0%
Bibliografia
Adorno, T. (2003). Sobre a Indústria Cultural. Coimbra: Angelus
Balle, F. (2011). Médias et Sociétés (15ª ed.). Paris : Montchrestien.
Bastos, H. & Zamith, F. (2012). Ciberjornalismo - Modelos de negócio e redes sociais. Lisboa: Ed. Afrontamento.
Doyle, G. (2009). Understanding Media Economics. Los Angeles, Londres, Singapura, Nova Deli, Washington : Sage.
Faustino, P. & Gonçalez, R. (2011). Gestão Estratégica e Modelos de Negócio : indústria de media. Porto: Media XXI.
Faustino, O. & Cádima, F. (2013). Políticas Públicas, Estado e Média. Porto: Media XXI.
Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa: Media XXI.
Garnham, N. (1990). Capitalism and Communication. Lindos, Nerbury Park, Nova Deli: Sage.
Mora-Figeroa, B. (2009) El Mercado Global de la Comunicación: Éxitos y fracasos, Navarra: EUNSA.
Sousa, H. (2006). Comunicação Economia e Poder. Porto: Porto Editora.
Toussaint, N. D. (2008). Économie des Média. Paris: Puf.