Socioeconomia dos Média

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010637
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão sempre ponderadas em função do número de alunos e os regulamentos de avaliação da Faculdade de Letras. As metodologias de ensino privilegiarão as aulas expositivas, a realização e apresentação pelos alunos de trabalhos de grupo sobre empresas de comunicação social, bem com a sua discussão e crítica em sala de aula. Finalmente, a apresentação de temáticas sobre a economia dos media, incentivando a discussão crítica dos alunos e a mobilização dos conhecimentos, entretanto adquiridos.

Resultados de Aprendizagem

- Perceber os fundamentos ideológicos dos regimes de funcionamento dos mercados.

- Entender as especificidades de funcionamento do mercado dos media.

- Compreender as alterações provocadas pelas novas tecnologias.

- Estudar os principais grupos de media mundiais, europeus e portugueses.

- Saber ler os indicadores económicos de base de um grupo de media.

- Desenvolver uma leitura crítica sobre o papel dos media no espaço público e no quadro do livre mercado das ideias.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Questões conceptuais: mercado, valor e valor da informação e da comunicação.

2. As indústrias da cultura: da Escola de Francoforte à definição da UNESCO.

3. Elementos de base para uma análise da indústria dos media.

4. Internet e revolução digital.

5. Os grandes grupos de media globais

6. Os grupos de media em Portugal.

7. Questões críticas do mercado das ideias e dos media.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 30.0%
Mini Testes: 30.0%
Frequência: 40.0%

Bibliografia

Adorno, T. (2003). Sobre a Indústria Cultural. Coimbra: Angelus

Balle, F. (2011). Médias et Sociétés (15ª ed.). Paris : Montchrestien.

Bastos, H. & Zamith, F. (2012). Ciberjornalismo - Modelos de negócio e redes sociais. Lisboa: Ed. Afrontamento.

Doyle, G.  (2009). Understanding Media Economics. Los Angeles, Londres, Singapura, Nova Deli, Washington : Sage.

Faustino, P. & Gonçalez, R. (2011). Gestão Estratégica e Modelos de Negócio : indústria de media. Porto: Media XXI.

Faustino, O. & Cádima, F. (2013). Políticas Públicas, Estado e Média. Porto: Media XXI.

Faustino, P. (2004). A Imprensa em Portugal. Lisboa: Media XXI.

Garnham, N. (1990). Capitalism and Communication. Lindos, Nerbury Park, Nova Deli: Sage. 

Mora-Figeroa, B. (2009) El Mercado Global de la Comunicación: Éxitos y fracasos, Navarra: EUNSA.

Sousa, H. (2006). Comunicação Economia e Poder. Porto: Porto Editora.

Toussaint, N. D. (2008). Économie des Média. Paris: Puf.