Jornalismo Televisivo
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2018-2019
01010609
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Toda a metodologia seguida nas aulas de Jornalismo Televisivo encontra o seu suporte na interligação teórico-prática aproveitando a enorme especificidade da unidade curricular.
Os conteúdos programáticos são explanados pelo docente que recorre a vários suportes, nomeadamente de cariz audiovisual, aproveitando as novas tecnologias e toda a multiplicidade de plataformas que a unidade curricular permite.
Uma parte substancial dos conteúdos teóricos especificados são acompanhados, na sua vertente prática, em Laboratório de Televisão.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade de Jornalismo Televisivo pretende desenvolver nos alunos um apurado sentido crítico sobre a Televisão, alicerçado na desconstrução de todo o fenómeno televisivo e no conhecimento de toda a atividade narrativa audiovisual.
Os principais objetivos desta unidade curricular são :
- Promover o conhecimento da história e atividade televisiva.
- Facilitar a compreensão e análise do meio televisivo contemporâneo.
- Sublinhar a importância do audiovisual no Mundo moderno.
- Sensibilizar para uma crítica autorreflexiva sobre a Televisão.
- Divulgar autores de várias “escolas” sobre a comunicação audiovisual.
- Compreender o fenómeno televisivo a partir do seu interior e da sua produção.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Televisão como acontecimento técnico, fenómeno social e produto de comunicação
e consumo.
2. Géneros de programas: pré-produção, rodagem e pós-produção.
3. Estratégias de programação e contra-programação.
4. Principais formas de narração televisiva: a ficção e a informação.
5. A elaboração de um guião (informação e ficção)
6. Princípios gerais da estruturação do texto televisivo
7. A sintaxe do discurso televisivo.
8. A reportagem em Televisão: diferentes géneros.
9. A Entrevista em Televisão. Diferenciação de géneros.
10. O Jornal Televisivo. Produção e apresentação de notícias.
11. Planificação, pré-alinhamentos e alinhamentos de conteúdos.
12. Arquitetura de um Jornal Televisivo.
13. O Direto. Perspetivas de um novo conceito de Informação
14. Marcas do Jornalismo Televisivo contemporâneo.
15. Sensacionalismo e espectacularização do discurso televisivo.
16. Públicos e audiências.
Docente(s) responsável(eis)
Luís Filipe Silva Gouveia Monteiro
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 50.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
BARBEIRO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo de (2002). Manual de Telejornalismo: os segredos da notícia na TV, Rio de Janeiro: Campus.
CÁDIMA, Francisco Rui, O Fenómeno Televisivo, Círculo de Leitores, Lisboa, 1995.
CÁDIMA, Francisco Rui, Salazar, Caetano e a Televisão Portuguesa, Presença, Lisboa, 1996.
CAPARELLI, Sérgio. Televisão e Capitalismo no Brasil, Porto Alegre: L&PM, 1982.
CARVALHO, Alexandre et al. Reportagem na TV. São Paulo: Contexto, 2010.
CARVALHO, Elisabeth; KEHL, Maria Rita; RIBEIRO, Santuza Naves. Anos 70: Televisão, Rio de Janeiro: Europa, 1979-1980.
CUNHA, Albertino (1990). A orda Telejornalismo, São Paulo: Atlas.
JESPERS, J. J. (1998). Jornalismo Televisivo: princípios e métodos. Coimbra: MinervaCoimbra.
BOURDIEU, P. (1997). Sobre a Televisão. Lisboa: Celta.
WOLTON, D. (1999). Pensar a Comunicação. Lisboa: Difel.
WOLTON, D. (1994). Elogio do grande público. Porto: ASA.