História dos Media

Ano
0
Ano lectivo
2019-2020
Código
01010564
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição dos temas em lição (sínteses apresentadas em PowerPoint ) em que são indicados os textos e os autores essenciais em cada tema. Divulgação aos estudantes de variados textos de apoio (teórico, prático e de avaliação). Visionamento comentado de filmes e documentários adequados aos temas.

Resultados de Aprendizagem

Sendo uma unidade curricular de formação teórico-prática inicial pretende-se que o/a estudante adquira os conhecimentos essenciais sobre a evolução histórica dos vários meios de comunicação, dos media e dos novos media e o seu impacto nas sociedades. Com esses conhecimentos facilmente sistematizará e organizará melhor as competências e os saberes nesses domínios. Competências e saberes que poderá vir a desenvolver, numa futura continuidade de estudos, e o/a dotarão de uma melhor compreensão, actualizada e especializada, sobre o impacto e o papel da informação, do jornalismo ,da comunicação e dos media nas sociedades mediatizadas contemporâneas.

Estágio(s)

Não

Programa

1. A construção histórica dos media: os conceitos de imprensa, jornalismo, periodismo, informação, comunicação,  media e novos media.Síntese comparativa  da história dos media no mundo, na Europa e em Portugal.

2. A evolução dos media: da Imprensa escrita à Internet (livro, jornal, ilustração, fotografia, cinema, rádio, televisão). Novos media, novos jornalismos. Censura e Liberdade de Imprensa.

3. Casos de estudo pioneiros e sua repercussão na história dos media: o caso Queen Caroline no Reino Unido ;o caso Isabel II e a questão da monarquia ou da república em Espanha; o “affaire”Dreyfus em França; a emissão radiofónica “Guerra dos mundos” e o filme Citizen Kane, de Orson Welles; o caso Lindbergh; o “Caso Watergate”; o caso Wikileaks. Em Portugal, a invenção comunicacional desde o liberalismo ;o caso Adelaide Coelho; o escândalo Ballet Rose.

Docente(s) responsável(eis)

Isabel Maria Guerreiro Nobre Vargues

Métodos de Avaliação

Avaliação
Outra: 50.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

CASTELLS, M. (2002-2003). A era da informação: economia, sociedade e cultura, 3 volumes: Vol.1 A sociedade em rede; Vol.2 O poder da identidade; Vol.3 O fim do milénio.

JEANNENEY, J:-N. (1996). Uma história da comunicação social, Lisboa, Terramar.

MESQUITA, M. (2003 e 2004). O Quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea, Coimbra, MinervaCoimbra.

VARGUES, I. n.  (2007). “Espaço público e história da comunicação contemporânea: os casos Dreyfus, ´Guerra dos Mundos´ e Watergate”, Espaços públicos, Poder e Comunicação/ Public Spaces, Power and Communication, Porto, Edições Afrontamento.

VARGUES, I. N. (2007) (Coord.). Revista Estudos do Século XX, Coimbra, 7.

SANTOS, R. (2010). Do jornalismo aos media. Estudos sobre a realidade portuguesa, Universidade Católica Editora.

SILVERSTONE, R. (2007). Media and Morality: On the Rise of the Mediapolis. Cambridge: Polity Press.