História dos Media
0
2017-2018
01010564
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição dos temas em lição (sínteses apresentadas em PowerPoint ) em que são indicados os textos e os autores essenciais em cada tema. Divulgação aos estudantes de variados textos de apoio (teórico, prático e de avaliação). Visionamento comentado de filmes e documentários adequados aos temas.
Resultados de Aprendizagem
Sendo uma unidade curricular de formação teórico-prática inicial pretende-se que o/a estudante adquira os conhecimentos essenciais sobre a evolução histórica dos vários meios de comunicação, dos media e dos novos media e o seu impacto nas sociedades. Com esses conhecimentos facilmente sistematizará e organizará melhor as competências e os saberes nesses domínios. Competências e saberes que poderá vir a desenvolver, numa futura continuidade de estudos, e o/a dotarão de uma melhor compreensão, actualizada e especializada, sobre o impacto e o papel da informação, do jornalismo ,da comunicação e dos media nas sociedades mediatizadas contemporâneas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. A construção histórica dos media: os conceitos de imprensa, jornalismo, periodismo, informação, comunicação, media e novos media.Síntese comparativa da história dos media no mundo, na Europa e em Portugal.
2. A evolução dos media: da Imprensa escrita à Internet (livro, jornal, ilustração, fotografia, cinema, rádio, televisão). Novos media, novos jornalismos. Censura e Liberdade de Imprensa.
3. Casos de estudo pioneiros e sua repercussão na história dos media: o caso Queen Caroline no Reino Unido ;o caso Isabel II e a questão da monarquia ou da república em Espanha; o “affaire”Dreyfus em França; a emissão radiofónica “Guerra dos mundos” e o filme Citizen Kane, de Orson Welles; o caso Lindbergh; o “Caso Watergate”; o caso Wikileaks. Em Portugal, a invenção comunicacional desde o liberalismo ;o caso Adelaide Coelho; o escândalo Ballet Rose.
Docente(s) responsável(eis)
Isabel Maria Guerreiro Nobre Vargues
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 50.0%
Outra: 50.0%
Bibliografia
CASTELLS, M. (2002-2003). A era da informação: economia, sociedade e cultura, 3 volumes: Vol.1 A sociedade em rede; Vol.2 O poder da identidade; Vol.3 O fim do milénio.
JEANNENEY, J:-N. (1996). Uma história da comunicação social, Lisboa, Terramar.
MESQUITA, M. (2003 e 2004). O Quarto equívoco. O poder dos media na sociedade contemporânea, Coimbra, MinervaCoimbra.
VARGUES, I. n. (2007). “Espaço público e história da comunicação contemporânea: os casos Dreyfus, ´Guerra dos Mundos´ e Watergate”, Espaços públicos, Poder e Comunicação/ Public Spaces, Power and Communication, Porto, Edições Afrontamento.
VARGUES, I. N. (2007) (Coord.). Revista Estudos do Século XX, Coimbra, 7.
SANTOS, R. (2010). Do jornalismo aos media. Estudos sobre a realidade portuguesa, Universidade Católica Editora.
SILVERSTONE, R. (2007). Media and Morality: On the Rise of the Mediapolis. Cambridge: Polity Press.