Deontologia do Jornalismo e da Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2024-2025
Código
01010547
Área Científica
Informação e Jornalismo
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Obrigatória
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão acertadas em função dos regulamentos da Faculdade e do número de alunos, no início do ano lectivo. Procurar-se-á articular aulas expositivas, nas componentes mais teóricas, e a apresentação de trabalhos dos alunos e discussão orientada pelo professor em torno de casos deontológicos conhecidos, a nível nacional e internacional. Deste modo, procura-se complementar o trabalho individual, centrado na leitura de textos, com a reflexão, problematização e discussão crítica efectuada por parte dos alunos, em conjunto, em situação de aula. 

Resultados de Aprendizagem

1. Evidenciar a importância e os modos de autorregulação num contexto de exigência e responsabilidade dos jornalistas nas sociedades democráticas;

2. Dar os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na moral profissional dos jornalistas;

3. Proporcionar um conhecimento sobre os valores e os meios de responsabilização dos jornalistas, dos media e da comunicação.

4. Conceder um conhecimento aprofundado do Código Deontológico dos Jornalistas portugueses e dos códigos deontológicos internacionais de referência no jornalismo e da comunicação;

5. Desenvolver capacidades críticas, tendo por base a análise e o estudo de casos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve distinção conceptual entre Ética, Direito, Moral e Deontologia.

2. Principais valores deontológicos do jornalismo.

3. MARS e diferentes formas de regulação.

4. Análise de casos com base nos dez pontos do Código Deontológico dos Jornalista português.

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Aznar, H. (2005). Comunicação Responsável – A auto-regulação dos media. Porto Editora: Porto.

Bernier, M.-F. (1994). Éthique et Déontologie du Journalisme. Sainte-Foy: Presses Universitaires de Laval

Bertrand, C.-J. (2002). A Deontologia dos Media, Coimbra, MinervaCoimbra.

Camponez, C (2010). Deontologia do jornalismo. Coimbra: Almedina.

Gornu. D. (1997). Jornalismo e verdade – Para uma ética da informação. S.L.: Instituto Piaget.

Gisela. G. (2013). Ética das Relação Públicas. Coimbra: MinervaCoimbra

Guadarrama Rico, L. A. & Suárez Villegas, J. C. (2016). Cuestiones de ética de la comunicación. Madrid: Dykinson.

Javiera, M. & Romero, A. (2016). Ética de los médios de comunicación. Barcelona: Herder

Jiménez, R. (2016). Cien casos – A ética periodística em tempos de precariedade. Barcelona: Universitat de Barcelona.