Deontologia do Jornalismo e da Comunicação
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2024-2025
01010547
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino serão acertadas em função dos regulamentos da Faculdade e do número de alunos, no início do ano lectivo. Procurar-se-á articular aulas expositivas, nas componentes mais teóricas, e a apresentação de trabalhos dos alunos e discussão orientada pelo professor em torno de casos deontológicos conhecidos, a nível nacional e internacional. Deste modo, procura-se complementar o trabalho individual, centrado na leitura de textos, com a reflexão, problematização e discussão crítica efectuada por parte dos alunos, em conjunto, em situação de aula.
Resultados de Aprendizagem
1. Evidenciar a importância e os modos de autorregulação num contexto de exigência e responsabilidade dos jornalistas nas sociedades democráticas;
2. Dar os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na moral profissional dos jornalistas;
3. Proporcionar um conhecimento sobre os valores e os meios de responsabilização dos jornalistas, dos media e da comunicação.
4. Conceder um conhecimento aprofundado do Código Deontológico dos Jornalistas portugueses e dos códigos deontológicos internacionais de referência no jornalismo e da comunicação;
5. Desenvolver capacidades críticas, tendo por base a análise e o estudo de casos.
Estágio(s)
NãoPrograma
1. Breve distinção conceptual entre Ética, Direito, Moral e Deontologia.
2. Principais valores deontológicos do jornalismo.
3. MARS e diferentes formas de regulação.
4. Análise de casos com base nos dez pontos do Código Deontológico dos Jornalista português.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Aznar, H. (2005). Comunicação Responsável – A auto-regulação dos media. Porto Editora: Porto.
Bernier, M.-F. (1994). Éthique et Déontologie du Journalisme. Sainte-Foy: Presses Universitaires de Laval
Bertrand, C.-J. (2002). A Deontologia dos Media, Coimbra, MinervaCoimbra.
Camponez, C (2010). Deontologia do jornalismo. Coimbra: Almedina.
Gornu. D. (1997). Jornalismo e verdade – Para uma ética da informação. S.L.: Instituto Piaget.
Gisela. G. (2013). Ética das Relação Públicas. Coimbra: MinervaCoimbra
Guadarrama Rico, L. A. & Suárez Villegas, J. C. (2016). Cuestiones de ética de la comunicación. Madrid: Dykinson.
Javiera, M. & Romero, A. (2016). Ética de los médios de comunicación. Barcelona: Herder
Jiménez, R. (2016). Cien casos – A ética periodística em tempos de precariedade. Barcelona: Universitat de Barcelona.