
Não aplicável.
As metodologias de ensino serão acertadas em função dos regulamentos da Faculdade e do número de alunos, no início do ano lectivo. Procurar-se-á articular aulas expositivas, nas componentes mais teóricas, e a apresentação de trabalhos dos alunos e discussão orientada pelo professor em torno de casos deontológicos conhecidos, a nível nacional e internacional. Deste modo, procura-se complementar o trabalho individual, centrado na leitura de textos, com a reflexão, problematização e discussão crítica efectuada por parte dos alunos, em conjunto, em situação de aula.
1. Evidenciar a importância e os modos de autorregulação num contexto de exigência e responsabilidade dos jornalistas nas sociedades democráticas;
2. Dar os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na moral profissional dos jornalistas;
3. Proporcionar um conhecimento sobre os valores e os meios de responsabilização dos jornalistas e dos media.
4. Conceder um conhecimento aprofundado do Código Deontológico dos Jornalistas portugueses e dos códigos deontológicos internacionais de referência;
5. Desenvolver capacidades críticas, tendo por base a análise e o estudo de casos.
1. Breve distinção conceptual entre Ética, Direito, Moral e Deontologia.
2. Principais valores deontológicos do jornalismo.
3. MARS e diferentes formas de regulação.
4. Análise de casos com base nos dez pontos do Código Deontológico dos Jornalista português.
José Carlos Costa dos Santos Camponez
Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 75.0%
AZNAR, Hugo, Ética y Periodismo – Códigos, estatutos y otros documentos de autorregulación, Barcelona, Paidos, col. «Papeeles de comunicación 23», 1999.
AZNAR, Hugo, Comunicação Responsável – A auto-regulação dos media, Porto, Porto Editora, 2005.
BERNIER, Marc-François, Éthique et Déontologie du Journalisme, Sainte-Foy, Presses Universitaires de Laval, 1994.