Deontologia do Jornalismo e da Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010547
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino serão acertadas em função dos regulamentos da Faculdade e do número de alunos, no início do ano lectivo. Procurar-se-á articular aulas expositivas, nas componentes mais teóricas, e a apresentação de trabalhos dos alunos e discussão orientada pelo professor em torno de casos deontológicos conhecidos, a nível nacional e internacional. Deste modo, procura-se complementar o trabalho individual, centrado na leitura de textos, com a reflexão, problematização e discussão crítica efectuada por parte dos alunos, em conjunto, em situação de aula.

Resultados de Aprendizagem

1. Evidenciar a importância e os modos de autorregulação num contexto de exigência e responsabilidade dos jornalistas nas sociedades democráticas;

2. Dar os instrumentos básicos para a construção de raciocínios com base na moral profissional dos jornalistas;

3. Proporcionar um conhecimento sobre os valores e os meios de responsabilização dos jornalistas e dos media.

4. Conceder um conhecimento aprofundado do Código Deontológico dos Jornalistas portugueses e dos códigos deontológicos internacionais de referência;

5. Desenvolver capacidades críticas, tendo por base a análise e o estudo de casos.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Breve distinção conceptual entre Ética, Direito, Moral e Deontologia.

2. Principais valores deontológicos do jornalismo.

3. MARS e diferentes formas de regulação.

4. Análise de casos com base nos dez pontos do Código Deontológico dos Jornalista português.

Docente(s) responsável(eis)

José Carlos Costa dos Santos Camponez

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 25.0%
Frequência: 75.0%

Bibliografia

AZNAR, Hugo, Ética y Periodismo – Códigos, estatutos y otros documentos de autorregulación, Barcelona, Paidos, col. «Papeeles de comunicación 23», 1999.

AZNAR, Hugo, Comunicação Responsável – A auto-regulação dos media, Porto, Porto Editora, 2005.

BERNIER, Marc-François, Éthique et Déontologie du Journalisme, Sainte-Foy, Presses Universitaires de Laval, 1994.