Media e Cultura Contemporânea

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01010525
Área Científica
Ciências Sociais e Humanas
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

NA

Métodos de Ensino

Exposição dos temas em lição (sínteses apresentadas em PowerPoint ) em que são indicados os textos e os autores essenciais em cada tema. Divulgação aos estudantes de variados textos de apoio (teórico, prático e de avaliação). Visionamento comentado de filmes e documentários adequados aos temas. 

Resultados de Aprendizagem

Sendo uma unidade curricular de formação teórico-prática inicial pretende-se que o/a estudante adquira os conhecimentos essenciais sobre a forma como os media estão presentes na cultura contemporânea e como definir literacia para os media . Com esses conhecimentos facilmente sistematizará e organizará melhor as competências e os saberes nesses domínios. Competências e saberes que poderá vir a desenvolver, numa futura continuidade de estudos, e o/a dotarão de uma melhor compreensão, actualizada e especializada, sobre o impacto e o papel do jornalismo ,da comunicação e dos media nos fenómenos culturais das sociedades mediatizadas contemporâneas.

Estágio(s)

Não

Programa

1.Conceitos de cultura e de civilização.A cultura contemporânea como uma "civilização do espectáculo".

 2.Media e Literacia.

3. Repensar culturalmente os Media: de Mass Media a Indústrias Culturais; de Esfera, Opinião e Espaço público a Mediapolis.

Docente(s) responsável(eis)

Horácio Alexandre de Sousa Carvalho Marques Bicho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Briggs, A. & Burke, P. (2002). De Gutenberg a Internet  Una historia social de los medios de comunicación. Taurus.

Carpentier, N. (2017). Media e Participação. Media XXI.

Debord, G. (2012). A Sociedade do Espectáculo. Antígona.

Featherstone, M. (2007). Cultura de Consumo e Pós-modernismo. Studio Nobel.

Frau-Meigs, D., Velez, I. & Michel, J. F. (Eds.) (2017). Public Policies in Media and Information Literacy in Europe: Cross-country comparisons. Routledge.

Hutington, S. (1997). O Choque de Civilizações. Objetiva.

Mattelart, A. (1997). A Comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Instituto Piaget.

Newman, N. et al. (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020. Reuters Institute for the Study of Journalism.

Silverstone, R. (2010). Media and Morality: On the rise of the mediapolis. Polity Press.