Media e Cultura Contemporânea
0
2024-2025
01010525
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
Exposição dos temas em lição (sínteses apresentadas em PowerPoint ) em que são indicados os textos e os autores essenciais em cada tema. Divulgação aos estudantes de variados textos de apoio (teórico, prático e de avaliação). Visionamento comentado de filmes e documentários adequados aos temas.
Resultados de Aprendizagem
Sendo uma unidade curricular de formação teórico-prática inicial pretende-se que o/a estudante adquira os conhecimentos essenciais sobre a forma como os media estão presentes na cultura contemporânea e como definir literacia para os media . Com esses conhecimentos facilmente sistematizará e organizará melhor as competências e os saberes nesses domínios. Competências e saberes que poderá vir a desenvolver, numa futura continuidade de estudos, e o/a dotarão de uma melhor compreensão, actualizada e especializada, sobre o impacto e o papel do jornalismo ,da comunicação e dos media nos fenómenos culturais das sociedades mediatizadas contemporâneas.
Estágio(s)
NãoPrograma
1.Conceitos de cultura e de civilização.A cultura contemporânea como uma "civilização do espectáculo".
2.Media e Literacia.
3. Repensar culturalmente os Media: de Mass Media a Indústrias Culturais; de Esfera, Opinião e Espaço público a Mediapolis.
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Briggs, A. & Burke, P. (2002). De Gutenberg a Internet Una historia social de los medios de comunicación. Taurus.
Carpentier, N. (2017). Media e Participação. Media XXI.
Debord, G. (2012). A Sociedade do Espectáculo. Antígona.
Featherstone, M. (2007). Cultura de Consumo e Pós-modernismo. Studio Nobel.
Frau-Meigs, D., Velez, I. & Michel, J. F. (Eds.) (2017). Public Policies in Media and Information Literacy in Europe: Cross-country comparisons. Routledge.
Hutington, S. (1997). O Choque de Civilizações. Objetiva.
Mattelart, A. (1997). A Comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Instituto Piaget.
Newman, N. et al. (2020). Reuters Institute Digital News Report 2020. Reuters Institute for the Study of Journalism.
Silverstone, R. (2010). Media and Morality: On the rise of the mediapolis. Polity Press.