Língua Portuguesa

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01010519
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Domínio da Língua Portuguesa (nível C1).

Métodos de Ensino

A metodologia seguida obedece ao teor teórico-prático da unidade curricular. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos são expostos pela docente, com o recurso a datashow, para que o discurso seja acompanhado de um modo mais eficaz e claro. Na segunda metade do semestre, as aulas funcionam em regime de oficina, em que os estudantes são confrontados com exemplos diversificados do universo dos media e executam exercícios vários.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular de Língua Portuguesa pretende desenvolver, a um nível avançado, os conhecimentos de língua materna dos estudantes. Os objetivos desta unidade curricular são:

- Promover um conhecimento aprofundado do funcionamento da língua como sistema complexo de comunicação;

- Colmatar lacunas de aprendizagem de conteúdos gramaticais explícitos da língua, nomeadamente no que diz respeito à sintaxe e à ortografia.

- Promover o uso correto da língua materna, tanto no seu registo oral como escrito;

- Sensibilizar para a importância da língua portuguesa como língua de cultura;

- Sensibilizar para a variedade de usos da língua portuguesa, em função dos contextos e das funcionalidades;

- Divulgar autores e obras do mundo lusófono, colmatando eventuais lacunas de leitura.

Estágio(s)

Não

Programa

I. LÍNGUA E COMUNICAÇÃO

a) A língua como sistema modelizante do mundo;

b) A língua em uso: teoria da enunciação e teoria dos atos de fala;

c) Variedades da língua portuguesa: diatópicas, diastráticas e diafásicas.

 

II. LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA

a)     Do oral ao escrito: dois registos, uma língua;

b)     A dimensão performativa do discurso oral: importância do paradiscurso.

 

III. LÍNGUA ESCRITA: A ORTOGRAFIA

a)     As regras de acentuação gráfica;

b)     Pontuação;

c)     Alguns problemas críticos.

 

IV.  A SINTAXE

a)     A coordenação e subordinação;

b)     Pronomes: formas, funções sintáticas e colocação na frase;

c)      Particularidades sintáticas

1.             Questões de concordância em estruturas sintáticas complexas;

2.             Uso de preposições: regências nominais e verbais;

3.             Constituintes sintáticos oracionais em estruturas de subordinação.

Docente(s) responsável(eis)

Cristina dos Santos Pereira Martins

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%

Bibliografia

A.A. (2008) – DT. Dicionário terminológico para consulta em linha. Disponível, a 1.9.2009, em http://dt.dgidc.min-edu.pt/

BERGSTROM, M. e REIS, N. (2011), Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, 50ªed. Lisboa: Casa das Letras.

ESTRELA, E. e PINTO-CORREIA, D. (1999), Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social, 4ªed., Lisboa, Editorial Notícias.

ESTRELA, E. et alii, (2004), Saber Escrever Saber Falar, 4ªed., Lisboa, Dom Quixote.

LIVRO DE ESTILO da Agência Lusa (2012). In: http://www.lusa.pt/lusamaterial/PDFs/LivroEstilo.pdf

LOPES, I. P.; PEIXINHO, A. T. (2011). Acordo Ortográfico. O que mudou no português europeu. Coimbra: IUC.

MATOS, J. C. et alii (coord). (2009). Gramática Moderna da Língua Portuguesa. Lisboa: Escolar Editora.

PÚBLICO, (2005), Livro de Estilo, 2ªed., Público.

SANTOS, J. V. (2011). Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.