Língua Portuguesa
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2020-2021
01010519
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Domínio da Língua Portuguesa (nível C1).
Métodos de Ensino
A metodologia seguida obedece ao teor teórico-prático da unidade curricular. Nas aulas com maior peso teórico, os conteúdos são expostos pela docente, com o recurso a datashow, para que o discurso seja acompanhado de um modo mais eficaz e claro. Na segunda metade do semestre, as aulas funcionam em regime de oficina, em que os estudantes são confrontados com exemplos diversificados do universo dos media e executam exercícios vários.
Resultados de Aprendizagem
A unidade curricular de Língua Portuguesa pretende desenvolver, a um nível avançado, os conhecimentos de língua materna dos estudantes. Os objetivos desta unidade curricular são:
- Promover um conhecimento aprofundado do funcionamento da língua como sistema complexo de comunicação;
- Colmatar lacunas de aprendizagem de conteúdos gramaticais explícitos da língua, nomeadamente no que diz respeito à sintaxe e à ortografia.
- Promover o uso correto da língua materna, tanto no seu registo oral como escrito;
- Sensibilizar para a importância da língua portuguesa como língua de cultura;
- Sensibilizar para a variedade de usos da língua portuguesa, em função dos contextos e das funcionalidades;
- Divulgar autores e obras do mundo lusófono, colmatando eventuais lacunas de leitura.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. LÍNGUA E COMUNICAÇÃO
a) A língua como sistema modelizante do mundo;
b) A língua em uso: teoria da enunciação e teoria dos atos de fala;
c) Variedades da língua portuguesa: diatópicas, diastráticas e diafásicas.
II. LÍNGUA FALADA E LÍNGUA ESCRITA
a) Do oral ao escrito: dois registos, uma língua;
b) A dimensão performativa do discurso oral: importância do paradiscurso.
III. LÍNGUA ESCRITA: A ORTOGRAFIA
a) As regras de acentuação gráfica;
b) Pontuação;
c) Alguns problemas críticos.
IV. A SINTAXE
a) A coordenação e subordinação;
b) Pronomes: formas, funções sintáticas e colocação na frase;
c) Particularidades sintáticas
1. Questões de concordância em estruturas sintáticas complexas;
2. Uso de preposições: regências nominais e verbais;
3. Constituintes sintáticos oracionais em estruturas de subordinação.
Docente(s) responsável(eis)
Graça Maria de Oliveira e Silva Rio-Torto
Métodos de Avaliação
Avaliação contínua
Trabalho de síntese: 25.0%
Outra: 25.0%
Exame: 50.0%
Bibliografia
A.A. (2008) – DT. Dicionário terminológico para consulta em linha. Disponível, a 1.9.2009, em http://dt.dgidc.min-edu.pt/
BERGSTROM, M. e REIS, N. (2011), Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa, 50ªed. Lisboa: Casa das Letras.
ESTRELA, E. e PINTO-CORREIA, D. (1999), Guia Essencial da Língua Portuguesa para a Comunicação Social, 4ªed., Lisboa, Editorial Notícias.
ESTRELA, E. et alii, (2004), Saber Escrever Saber Falar, 4ªed., Lisboa, Dom Quixote.
LIVRO DE ESTILO da Agência Lusa (2012). In: http://www.lusa.pt/lusamaterial/PDFs/LivroEstilo.pdf
LOPES, I. P.; PEIXINHO, A. T. (2011). Acordo Ortográfico. O que mudou no português europeu. Coimbra: IUC.
MATOS, J. C. et alii (coord). (2009). Gramática Moderna da Língua Portuguesa. Lisboa: Escolar Editora.
PÚBLICO, (2005), Livro de Estilo, 2ªed., Público.
SANTOS, J. V. (2011). Linguagem e Comunicação. Coimbra: Almedina.