Laboratório de Produção

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010508
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de nível básico de produção de áudio e vídeo.

Métodos de Ensino

Acompanhamento de projeto e análise crítica das produções.

Resultados de Aprendizagem

Laboratório de produção tem como principais objetivos o aperfeiçoamento de competências em diferentes domínios da produção audiovisual e multimédia: nomeadamente, na estruturação de um projeto de maior duração e no domínio da produção de formatos jornalísticos sonoros, visuais ou multimédia.

Os e as estudantes elegem um domínio de trabalho para o semestre. Tendo completado a unidade curricular com sucesso, deverão ser capazes de planificar e gerir com autonomia um projeto de produção multimédia. Deverão ainda ter aperfeiçoado as suas competências de:

- captação de som e imagem

- edição e pós-produção de som e imagem

- fotografia

- escrita de textos e guiões para diversos formatos de produção audiovisual e multimédia

- desenvolvimento de conteúdos para plataformas online.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Gestão de projeto audiovisual e multimédia.

2. Produção áudio.

3. Produção vídeo.

4. Produção multimédia.

Docente(s) responsável(eis)

Sílvio Manuel Rodrigues Correia dos Santos

Métodos de Avaliação

Avaliação
Projecto: 100.0%

Bibliografia

Boyd, A., Stewart, P. & Alexander, R. (2008). Broadcast journalism: techniques of radio & television news. Burlington: Focal Press

England, E. & Finney,  A. (2001). People and Processes (Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media). Addison Wesley, Essex.

England, E. & Finney, A. (2001). Technical Issues (Managing Multimedia: Project Management for Web and Convergent Media). Addison Wesley, Essex.

Hill, S. & Lashmar, P. (2014). Online journalism: the essential guide. London: Sage

McLeish, R. (2005) Radio production. Burlington: Focal Press.

Zettl, H. (2006). Television production handbook. Belmont: Thomson Wadsworth.