Introdução à Comunicação Política
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2025-2026
01010489
Ciências Sociais e Humanas
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição por Power Point. Apresentação de vídeos e filmes alusivos à matéria da aula. Organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de textos.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo fornecer aos alunos bases teóricas e concetuais capazes de fundamentar a reflexão sobre os fenómenos da Comunicação Política na sociedade contemporânea. É também objectivo desta disciplina incentivar os alunos a reflectir sobre a Democracia e o papel dos Media numa Sociedade Democrática. Com estas competências pretende-se que os alunos possam compreender e participar ativamente no espaço público através das redes sociais e dos meios online em geral.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Mapa dos conceitos e das teorias
Ciência Política e Comunicação Política
Sistemas políticos e Sistemas mediáticos
Campanhas eleitorais e opinião pública
II. Democracia e Media
Democracia orientada para os Media
Sistemas Partidários e os Media
Os Media (e os “Novos Media”) como actores políticos
III. Comunicação Política
Marketing Político
Personalização: Construção da imagem dos políticos
Tecnologias do discurso político.
Docente(s) responsável(eis)
Professor a Definir - Faculdade de Letras
Métodos de Avaliação
Avaliação
Exame: 100.0%
Bibliografia
Atkison, J. D. (2011). Alternative Media and politics of resistence. New York: Peter Lang.
Bobbio, N., Matteuci, N. & Pasquino, G. (2009). Dicionário de Política. Brasília: UNB.
Brandts, K. (1998). Who is afraid of infotainment. European Journal of Communication 13 (3), 315-335.
Canel, M. J. (1999). Comunicación Política: Técnicas y estratégias para la sociedad de la información Madrid: Editorial Tecnos.
Dahl, R. (1999). Democracia, Lisboa: Temas e Debates.
Grabe, M. E. (2009). Image bite politics. News and the visual framing of elections. Oxford: University Press.
Hallin, D. & Mancini, P. (2010). Sistemas de Media: Estudo comparativo. Lisboa: Livros Horizonte.
Lippman, W. (1922, 2007). Opinião Pública. Rio de Janeiro: Ed. Vozes.
Louw, E. (2005). The Media and Politics Process, London: Sage.
McNair, B. (2002). An Introduction to Political Communication. London: Routledge.
Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva