Introdução à Comunicação Política

Ano
0
Ano lectivo
2021-2022
Código
01010489
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição por Power Point. Apresentação de vídeos e filmes alusivos à matéria da aula. Organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de textos. 

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objectivo fornecer aos alunos bases teóricas e concetuais capazes de fundamentar a reflexão sobre os fenómenos da Comunicação Política na sociedade contemporânea. É também objectivo desta disciplina incentivar os alunos a reflectir sobre a Democracia e o papel dos Media numa Sociedade Democrática. Com estas competências pretende-se que os alunos possam compreender  e participar ativamente no espaço público através das redes sociais e dos meios online em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

I. Mapa dos conceitos e das teorias

Ciência Política e Comunicação Política

Sistemas políticos e Sistemas mediáticos   

Campanhas eleitorais e opinião pública             

II. Democracia e Media

Democracia orientada para os Media

Sistemas Partidários e os Media

Os Media (e os “Novos Media”) como actores políticos                

III. Comunicação Política

Marketing Político

Personalização: Construção da imagem dos políticos

Tecnologias do discurso político.    

Docente(s) responsável(eis)

Horácio Alexandre de Sousa Carvalho Marques Bicho

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Atkison, J. D. (2011). Alternative Media and politics of resistence. New York: Peter Lang.

Bobbio, N., Matteuci, N. & Pasquino, G. (2009). Dicionário de Política. Brasília: UNB.

Brandts, K. (1998). Who is afraid of infotainment. European Journal of Communication 13 (3), 315-335.

Canel, M. J. (1999). Comunicación Política: Técnicas y estratégias para la sociedad de la información Madrid: Editorial Tecnos.

Dahl, R. (1999). Democracia, Lisboa: Temas e Debates.

Grabe, M. E. (2009). Image bite politics. News and the visual framing of elections. Oxford: University Press.

Hallin, D. & Mancini, P. (2010). Sistemas de Media: Estudo comparativo. Lisboa: Livros Horizonte.

Lippman, W. (1922, 2007). Opinião Pública. Rio de Janeiro: Ed. Vozes. 

Louw, E. (2005). The Media and Politics Process, London: Sage.

McNair, B. (2002). An Introduction to Political Communication. London: Routledge.

Mesquita, M. (2003). O Quarto Equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva