Introdução à Comunicação Política
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2019-2020
01010489
Área Científica do Menor
Português
Presencial
Semestral
6.0
Opcional
1º Ciclo - Licenciatura
Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição por Power Point. Apresentação de vídeos e filmes alusivos à matéria da aula. Organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de textos.
Resultados de Aprendizagem
Esta disciplina tem como objectivo fornecer aos alunos bases teóricas e concetuais capazes de fundamentar a reflexão sobre os fenómenos da Comunicação Política na sociedade contemporânea. É também objectivo desta disciplina incentivar os alunos a reflectir sobre a Democracia e o papel dos Media numa Sociedade Democrática. Com estas competências pretende-se que os alunos possam compreender e participar ativamente no espaço público através das redes sociais e dos meios online em geral.
Estágio(s)
NãoPrograma
I. Mapa dos conceitos e das teorias
Ciência Política e Comunicação Política
Sistemas políticos e Sistemas mediáticos
Campanhas eleitorais e opinião pública
II. Democracia e Media
Democracia orientada para os Media
Sistemas Partidários e os Media
Os Media (e os “Novos Media”) como actores políticos
III. Comunicação Política
Marketing Político
Personalização: Construção da imagem dos políticos
Tecnologias do discurso político
Docente(s) responsável(eis)
João Manuel Santos de Miranda
Métodos de Avaliação
Avaliação
Outra: 10.0%
Trabalho de síntese: 10.0%
Exame: 40.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Bibliografia
ATKINSON, J.D. (2011). Alternative Media and politics of resistence. New York: Peter Lang.
BOBBIO, N.; MATTEUCI, N.; PASQUINO, G. (2009). Dicionário de Política. Brasília: UNB.
BRANTS, K. (1998). “Who is afraid of infotainment” European Journal of Communication 13 (3), London: Sage: 315-335.
CANEL, M. J. (1999). Comunicación Política: Técnicas y estratégias para la sociedad de la información Madrid:Editorial Tecnos.
DAHL, R. (1999). Democracia, Lisboa: Temas e Debates
GRABE, M. E. (2009). Image bite politics. News and the visual framing of elections. Oxford: University Press.
HALLIN, D. e MANCINI, P. (2010). Sistemas de Media: Estudo comparativo. Lisboa: Livros Horizonte.
LIPPMAN, W. (1922, 2007). Opinião Pública. Rio de Janeiro: Ed. Vozes.
LOUW, E. (2005). The Media and Politics Process, London: Sage.
McNAIR, B. (2002). An Introduction to Political Communication. London:Routledge.
MESQUITA, M. (2003). O Quarto Equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva