Introdução à Comunicação Política

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010489
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Exposição por Power Point. Apresentação de vídeos e filmes alusivos à matéria da aula. Organização de grupos de trabalho na aula com vista à discussão de textos.

Resultados de Aprendizagem

Esta disciplina tem como objectivo fornecer aos alunos bases teóricas e concetuais capazes de fundamentar a reflexão sobre os fenómenos da Comunicação Política na sociedade contemporânea. É também objectivo desta disciplina incentivar os alunos a reflectir sobre a Democracia e o papel dos Media numa Sociedade Democrática. Com estas competências pretende-se que os alunos possam compreender  e participar ativamente no espaço público através das redes sociais e dos meios online em geral.

Estágio(s)

Não

Programa

I.   Mapa dos conceitos e das teorias

         Ciência Política e Comunicação Política

         Sistemas políticos e Sistemas mediáticos   

         Campanhas eleitorais e opinião pública            

II.  Democracia e Media

         Democracia orientada para os Media

         Sistemas Partidários e os Media

         Os Media (e os “Novos Media”) como actores políticos               

III.  Comunicação Política

         Marketing Político

         Personalização: Construção da imagem dos políticos

         Tecnologias do discurso político     

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos de Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Trabalho de síntese: 10.0%
Outra: 10.0%
Trabalho de investigação: 40.0%
Exame: 40.0%

Bibliografia

ATKINSON, J.D. (2011). Alternative Media and politics of resistence. New York: Peter Lang.

BOBBIO, N.; MATTEUCI, N.; PASQUINO, G. (2009). Dicionário de Política. Brasília: UNB.

BRANTS, K. (1998). “Who is afraid of infotainment” European Journal of Communication 13 (3), London: Sage: 315-335.

CANEL, M. J. (1999). Comunicación Política: Técnicas y estratégias para la sociedad de la información Madrid:Editorial Tecnos.

DAHL, R. (1999). Democracia, Lisboa: Temas e Debates

GRABE, M. E. (2009). Image bite politics. News and the visual framing of elections. Oxford: University Press.

HALLIN, D. e MANCINI, P. (2010). Sistemas de Media: Estudo comparativo. Lisboa: Livros Horizonte.

LIPPMAN, W. (1922, 2007). Opinião Pública. Rio de Janeiro: Ed. Vozes. 

LOUW, E. (2005). The Media and Politics Process, London: Sage.

McNAIR, B. (2002). An Introduction to Political Communication. London:Routledge.

MESQUITA, M. (2003). O Quarto Equívoco: o poder dos media na sociedade contemporânea. Coimbra: Minerva