Comunicação Audiovisual

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010444
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Pedagogicamente, propõe-se uma sólida formação teórica inicial que promoverá o desenvolvimento de um espírito crítico e informado, bem como os conhecimentos necessários ao início da prática jornalística. A vertente aplicada da UC ocupa, sensivelmente, a segunda metade das aulas. Nesta parte, é proposta  a aplicação dos conhecimentos adquiridos inicialmente. Desta forma, a leccionação é dividida entre a sala de aula, os estúdios de rádio e de televisão e ainda com alguma atividade em exterior para captação de som magem.

Resultados de Aprendizagem

Após completar com sucesso a unidade curricular (UC), o/a estudante deverá ser capaz de:

- sustentar uma perspetiva crítica sobre as práticas e os contextos dos meios audiovisuais

- analisar a linguagem da rádio e da televisão, sendo capaz de compreender os princípios e mecanismos da produção nestes meios

- identificar o que é notícia e preparar um plano de reportagem

- conhecer os princípios da escrita informativa para rádio e televisão

- escrever e ler textos para informação em rádio e televisão

- demonstrar conhecimentos básicos sobre gravação de vídeo e de áudio

Estágio(s)

Não

Programa

- A rádio e a televisão: contextos culturais e económicos do setor audiovisual

- Elementos da linguagem visual e da linguagem sonora no contexto informativo 

- A construção de sentido na linguagem audiovisual

- A informação na rádio e na televisão: análise de formatos e técnicas

- A reportagem (técnicas e narrativas)

- A escrita informativa em rádio e televisão: princípios e práticas da escrita para o ouvido

- Locução em contexto informativo

- Princípios e práticas de captação de áudio e vídeo.

Docente(s) responsável(eis)

Hugo Gilberto das Neves Martins de Sousa

Métodos de Avaliação

Avaliação
Frequência: 30.0%
Trabalho laboratorial ou de campo: 70.0%

Bibliografia

Allen, R. C. and Hill, A. (2004). The television studies reader. London: Routledge.

Barnas, F. and White, T. (2010). Broadcast news: writing, reporting and producing. Burlington: Focal

Casey, B, Casey, N. Calvert, B. French, L. and Lewis, J. (2002). Television studies: key concepts. New York: Routledge.

Crisell, A. (1994). Understanding Radio. London: Routledge.

Cebrián, M. (1995). Información Radiofónica. Mediación técnica, tratamiento y programación. Madrid: Sintesis.

Chantler, P. and Stewart, P. (2003). Basic Radio Journalism. Oxford: Focal Press

Hudson, G. and Rowlands, S. (2012). The broadcast journalism handbook. Harlow: Pearson Longman

Starkey, G., Gazi, A., & Jedrejewski, S. (2011). Radio content in the digital age. London: Intellect

Rodriguez, A. (2001). La dimensión sonora del lenguage audiovisual. Barcelona: Paidós

Santos, S. C. (2013). Os media de serviço público. Covilhã: Labcom

Trappel, J., W. Meier, L. D’Haenens, J. Steemers, B. Thomass. (2011). Media in Europe Today.