Sociologia da Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2022-2023
Código
01010433
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A maioria das sessões consistirá na exposição letiva da docente com base em apresentações powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação. Além disso, haverá visionamento de diferentes materiais visuais e documentais de estudo como fotografias, documentários e filmes, notícias, etc. sempre que adequado.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular analisa as origens e o desenvolvimento da Sociologia da Comunicação na sua proximidade a alguns núcleos centrais da teoria sociológica. Partindo do surgimento dos meios de comunicação de massas no início do século XX, propõe-se o seguimento de algumas linhas de pensamento e escolas que forneceram as bases para o estudo da comunicação e o posterior estudo dos meios de comunicação e das suas formas de interação social.

Assim, procura-se proporcionar aos alunos visão global e histórica da abordagem sociológica aos média e à comunicação a fim de que possam: reconhecer várias dimensões da comunicação e dos media, diferenciando sobretudo os seus aspetos sociais; compreender as principais implicações da cultura mediática e as suas influências no campo social; desconstruir a naturalização do fenómeno da comunicação na experiência quotidiana; conhecer alguns dos principais fundamentos do pensamento sobre a comunicação.

Estágio(s)

Não

Programa

1. Introdução: da teoria, à sociologia, à sociologia da comunicação

2. As primeiras teorias sociológicas sobre a construção de significado no mundo social:

 - As ideias de Karl Marx e Max Weber

- Uma socióloga pioneira: Harriet Martineau

3. O moderno mundo dos jornais industrializados: a imprensa americana do início do século XX

4. A comunicação moderna no pensamento de:

 - Charles Horton Cooley, John Dewey e Robert E. Park

5. A pesquisa sobre comunicação como análise empírica da propaganda

- A visão de Walter Lippman sobre a opinião pública e o papel da imprensa

- O modelo de Lasswell

 - Paul Lazarsfeld e a mass communication research

6. Tecnologia e sociedade: A sociologia do meio de Marshall McLuhan.

Docente(s) responsável(eis)

João Manuel Santos de Miranda

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Bibliografia geral:

Esteves, J. P. (2011). Sociologia da Comunicação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Esteves, J. P. (org.) (2002). Comunicação e sociedade. Lisboa: Livros Horizonte.

McQuail, D. (2003 [1983]). A Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Rieffel, R. (2003). Sociologia dos Média. Porto: Porto Editora.

Rogers,  E.  (1994) . A  History  of  Communication  Study.  A  Biographical  Approach.  Nova Iorque  &  Toronto:  The  Free  Press.

 

Bibliografia específica:

A fornecer para cada sessão individual.