Sociologia da Comunicação

Ano
0
Ano lectivo
2018-2019
Código
01010433
Área Científica
Área Científica do Menor
Língua de Ensino
Português
Modo de Ensino
Presencial
Duração
Semestral
Créditos ECTS
6.0
Tipo
Opcional
Nível
1º Ciclo - Licenciatura

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

A maioria das sessões consistirá na exposição letiva da docente com base em apresentações powerpoint, procurando que os alunos discutam os slides em apresentação. Além disso, haverá visionamento de diferentes materiais visuais de estudo como fotografias, documentários e filmes, sempre que adequado.

Resultados de Aprendizagem

A unidade curricular analisa as origens e o desenvolvimento da Sociologia da Comunicação na sua proximidade a alguns núcleos centrais da teoria sociológica. Partindo do surgimento dos meios de comunicação de massas no início do século XX, propõe-se o seguimento de algumas linhas de pensamento e escolas que forneceram as bases para o estudo da comunicação e o posterior estudo dos meios de comunicação e das suas formas de interação social até ao corrente século.

Assim, procura-se proporcionar aos alunos visão global e histórica da abordagem sociológica aos média e à comunicação a fim de que possam: reconhecer várias dimensões da comunicação e dos media, diferenciando sobretudo os seus aspetos sociais; compreender as principais implicações da cultura mediática e as suas influências no campo social; desconstruir a naturalização do fenómeno da comunicação na experiência quotidiana; conhecer alguns dos principais fundamentos do pensamento sobre a comunicação.     

Estágio(s)

Não

Programa

1. As primeiras teorias sobre a construção de significado no mundo social:

    A Escola de Chicago: John Dewey e Robert Park

2. Media e da sociedade: os efeitos dos media no mundo social

    Interacionismo simbólico

    Media, efeitos e opinião pública: Lazarsfeld e a mass communication research

3. A Viragem Cultural na Investigação dos media

     Estudos de receção

     Estudos culturais: comunicação e sub-culturas

4. Media e entretenimento: Cultura de fans e de celebridades.     

Docente(s) responsável(eis)

Maria João Rosa Cruz Silveirinha

Métodos de Avaliação

Avaliação
Exame: 100.0%

Bibliografia

Mattelard, A e Mattelard, M. (2002) 2ª edição, História das Teorias da Comunicação, Porto: Campo das Letras.

Escosteguy, Ana Carolina D. (2001), Cartografias dos estudos culturais uma versão latino-americana. Belo Horizonte: Autêntica

Turner, Graeme (2004), Understanding celebrity, London: Sage.

Esteves, João Pissarra (2011), Sociologia da Comunicação, Fundação Calouste Gulbenkian

João Pissarra Esteves (org.) (2002). Comunicação e sociedade. Lisboa: Livros Horizonte

Rieffel, Rémy (2003), Sociologia dos Média, Porto: Porto Editora.